Estudantes do ensino integral reforçam protagonismo em disciplinas eletivas

Estudantes do ensino integral reforçam protagonismo em disciplinas eletivas

Eletiva significa escolha. A cada início de semestre, nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) é realizada a “Feira das Eletivas”, um evento em que os estudantes têm a oportunidade de escolher qual projeto, com qual professor eles querem participar. A disciplina eletiva amplia a formação de conhecimentos, garantindo aos estudantes novas vivências na escola.

“As aulas são mais atrativas pelo simples fato dos estudantes escolherem o que querem aprender. O protagonismo é super importante nos dias atuais. O evento da culminância foi um momento lindo, toda a equipe dedicada a dar o seu melhor para as turmas. Gestão de excelência, escrevo com lágrimas nos olhos. As famílias, muito presentes, ficaram encantadas ouvindo os alunos de 1º ao 3º ano explicando sobre o manguezal, teve pai que parabenizou a professora, dizendo que aprendeu muito sobre o manguezal com o filho”, relatou a professora Roberta Borsato Nascimento, da Emef TI José Lemos de Miranda, em Comdusa.

Para ela, além de promover a sensação de pertencimento ao ambiente escolar, as disciplinas eletivas ainda fortalecem a autoestima dos estudantes.

“Aprendi que o manguezal só fica sujo porque as pessoas jogam lixo, que o mangue é o encontro das águas do mar com as águas do rio. No mangue moram muitos animais, mas têm uns animais que ficam lá só um pouquinho. Foi muito legal aprender sobre o mangue. Já estou até ensinando meu pai e mãe o que aprendi”, contou Yuri Araújo Cavalcante Rosa, do 1º ano B.

A professora de Língua Inglesa Danielle Lima ficou encantada com o evento de encerramento das eletivas, marcando o fim do primeiro semestre de aulas.

“Observamos a participação positiva de todos os envolvidos durante todo o processo, por isso esse dia foi um sucesso total. Percebemos também, pela animação dos estudantes e pelos comentários dos responsáveis, que todo trabalho exposto e todas as apresentações foram retrato de um trabalho muito produtivo. Ver os estudantes explicando acerca das suas eletivas não tem preço!  Foi uma garantia certeira de muito aprendizado”, destacou.

Foco na aprendizagem

As disciplinas eletivas, segundo a coordenadora do Tempo Integral de Vitória, Silvana Teixeira, são propostas pelos estudantes e professores com o objetivo de diversificar, aprofundar e/ou enriquecer os objetivos de aprendizagem. Elas são ofertadas todo início de semestre e são escolhidas pelos estudantes no dia da “Feira das Eletivas”.

“No aspecto metodológico, a recomendação é optar por uma dimensão mais prática, na qual o estudante tenha a oportunidade de vivenciar o conhecimento que produziu. Considerando o trabalho com protagonismo, é necessário garantir a participação e escolha dos estudantes”, explicou Silvana.

No final de cada semestre, é realizada a “Mostra de Eletivas”, um dia no qual a escola se prepara para expor o que foi produzido para toda a comunidade escolar, garantindo o compartilhamento de conhecimentos, de experiências e de aprendizados.

“As escolas em tempo integral realizam o trabalho nas disciplinas eletivas com várias temáticas, dentre elas temos: culinária, robótica, meio ambiente, jogos matemáticos, reciclagem, brinquedos e brincadeiras, experimentos e experiências e Vitória e seus encantos”, detalhou a coordenadora.

Tanto a feira quando a mostra das eletivas são realizadas nas Emef TI Anacleta Schneider Lucas, na Fonte Grande; Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro; Izaura Marques da Silva, em Andorinhas; José Lemos de Miranda, em Comdusa; Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe; e Paulo Reglus Neves Freire, em Inhanguetá.

Fonte: PMV