Engajamento pela sustentabilidade: Servidores interagem com temas socioambientais do cotidiano de Vitória.

Engajamento pela sustentabilidade: Servidores interagem com temas socioambientais do cotidiano de Vitória.

A partir desta sexta-feira (28), técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) vão ministrar capacitação para 172 servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que terão a oportunidade de interagir com temas socioambientais do cotidiano de Vitória, a partir de momentos formativos que acontecerão nas unidades de conservação do Parque Natural Municipal Gruta da Onça e Parque da Fonte Grande, e parque urbano Alfonso Pastore (mais conhecido como Parque Mata da Praia).

A atividade será ministrada pela equipe técnica da Gerência de Educação Ambiental, da Semmam, e conta com a parceria da Gerência dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Semas. O objetivo é proporcionar aos servidores subsídios, propostas metodológicas e estabelecimento de parcerias com os Centros de Educação Ambiental (CEAs) quanto ao acolhimento, ao desenvolvimento e realização de ações e projetos de educação ambiental junto aos diversos públicos atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Cajuns e Centros de Convivência para Terceira Idade (CCTIs), localizados em várias regiões da capital.

Aprendizado

Divididos em grupos com 30 participantes, os servidores terão a oportunidade de vivenciar as diversas temáticas ao longo de seis encontros formativos que acontecerão até o próximo mês de outubro.

Os temas mata atlântica, ambiente praial, manguezal, resíduos, bem-estar animal, mata paludosa, restinga e água serão tratados por meio de vivências nos Centros de Educação Ambiental (CEAs), com a utilização de dinâmicas de interação, interpretação ambiental, contemplação da paisagem, diálogos e trilhas em ambientes naturais, entre outras estratégias de aprendizagens.

Além das vivências desta sexta, estão previstas visitas técnicas aos espaços educadores como o Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa, Parque Natural Municipal Vale do Mulembá e Parque Natural Municipal Dom Luiz Gonzaga Fernandes (Baía Noroeste).

Integração

O secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcício Föeger, afirma que “um dos objetivos de propostas como esta que a Gerência de Educação Ambiental desenvolve, é o de aproximar os servidores da Prefeitura de Vitória aos equipamentos públicos presentes nos parques urbanos e unidades de conservação, visando o estabelecimento de parcerias entre os serviços de atendimento prestados pela municipalidade com as atividades desenvolvidas pelos Centros de Educação Ambiental, para qualificar e potencializar ações e projetos conjuntos, e que tenham o território de atuação desses equipamentos, locais de intervenções positivas e imediatas”.

Mais informações sobre as formações disponíveis no Portal Interativo de Educação Ambiental da Prefeitura de Vitória, o intErAgevix.

Fonte: Prefeitura de Vitória