Emissão de identidade tem 70 vagas por dia
Um dos principais serviços buscados pela população no espaço Assembleia Cidadã é a emissão de carteira de identidade no Posto de Identificação da Polícia Civil, localizado no térreo da Assembleia Legislativa. De segunda a sexta-feira às 8 horas da manhã, são liberadas 70 vagas para atendimento por dia no posto da Ales. O agendamento é feito pelo site www.agenda.es.gov.br. O Posto de Identificação Civil funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia; e das 13 às 17 horas.
Pessoas autistas, sem acesso a Internet ou em situação de rua podem ser atendidas sem agendamento, mediante encaixe entre os atendimentos programados. Caso elas já apresentem os documentos necessários, o procedimento é realizado na hora. Do contrário, são orientadas a trazer a documentação.
Documentação
O perito oficial criminal Perli Ferreira Gomes Filho, chefe do serviço, explica que após o agendamento, é preciso trazer no dia do atendimento certidão de nascimento ou de casamento, sempre a mais recente, o comprovante de residência e CPF. As fotos de pessoas na faixa etária entre 5 e 65 anos são tiradas no próprio posto da Ales; quem tiver menos de 5 ou mais de 65 deve trazer a foto 3×4.
Perli alerta para o cuidado com a documentação que deve ser original e atualizada. “Os problemas que mais acontecem são não trazerem a certidão, ou a certidão estar rasurada. E ainda apresentarem certidão sem averbação de divórcio para quem é separado ou sem averbação quando a pessoa é viúva”.
Além do número do RG é possível incluir informações adicionais na carteira de identidade, como CPF; números do PIS/NIS; cartão do SUS; documento de identificação profissional; tipo sanguíneo e condições especiais de saúde. Nesse último caso é necessário apresentar os documentos, exame de laboratório e laudos médicos.
O prazo de entrega do documento é de 30 dias.
Valor
A primeira via do RG é gratuita, e para a segunda via a taxa é de R$ 73,03. Desempregados, pessoas com renda menor que três salários mínimos ou que teve o documento furtado ou roubado têm isenção da taxa.
Vestimentas
Perli orienta que para garantir a qualidade da fotografia, o cidadão deve comparecer de preferência com roupa de cor escura. Homens devem utilizar camisa de manga curta ou comprida e mulheres não devem usar blusa ou vestido do tipo “tomara que caia”.
Novo documento
A emissão do novo modelo de identidade, chamado de Carteira de identidade Nacional (CNI), está prevista começar no segundo semestre deste ano, segundo a Polícia Civil.
Fonte: Ales.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.