Eficiência em Tempos Críticos: Hospital no ES Prepara Leitos em Tempo Recorde e Recebe Prêmio Nacional

Eficiência em Tempos Críticos: Hospital no ES Prepara Leitos em Tempo Recorde e Recebe Prêmio Nacional

Tempo para desocupar leito e liberar para novo paciente reduziu de 11h para 4h. Com isso, hospital em Vitória conseguiu atender mais pacientes.

Os hospitais têm sempre uma rotina a mil com a entrada e saída de vários pacientes diariamente. Dentro desse universo, uma tarefa é muito importante: a preparação de leitos para receber novos pacientes. Um hospital de Vitória conseguiu diminuir esse tempo para desocupar um leito de 11 horas para 4 horas, e essa agilidade rendeu um prêmio nacional.

A redução foi de sete horas que o Hospital das Clínicas (Hucam) em Vitória conseguiu fazer. Toda essa rapidez auxilia na hora de deixar tudo pronto para liberar a vaga e receber outra pessoa que precisa de tratamento.

A equipe tem que estar em sincronia total. A comunicação tem que ser rápida, eficaz e eficiente. Então, partimos de uma comunicação rápida e eficiente e também da conscientização e treinamento das equipes sobre a importância de fornecemos esse leito de uma maneira mais ágil. Nunca perdendo o foco na segurança do paciente”, explicou Jackeline Agrizz, chefe do setor de hotelaria do Hucam.

 

Funcionários conseguiram diminuir o tempo para liberar um leito de 11h para 7h — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Funcionários conseguiram diminuir o tempo para liberar um leito de 11h para 7h — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Todo o processo funciona como se fosse um “pit stop” de Fórmula 1. É feita a higienização e rouparia, além de entrar em cena equipes de Enfermagem e de regulação. São eles que controlam o paciente que entra e sai do hospital.

Nessa correria diária, ganha o paciente que precisa de um leito o mais rápido possível, diminuindo filas de espera, e também o hospital.

Com essa ação conseguimos disponibilizar em torno de 16 a 20 leitos de internação com essa atividade. Então, se a gente reduziu o tempo que esse leito demorava para ser preparado, automaticamente a gente disponibiliza mais leitos para novas internações. A gente acelera o início da terapêutica do paciente, diminui o tempo de espera e, principalmente, aumenta a satisfação do nosso usuário do SUS”, completou Jackeline.

Com esse esquema, mais pacientes conseguem ser atendidos — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Joscilene trabalha no hospital como encarregada desde quando eram gastas 11 horas para um paciente ter o leito liberado na unidade hospitalar. Agora, toda a equipe se comunica por um grupo no WhatsApp, o que foi essencial para agilizar os processos.

“Antes, a gente tinha muita falha na comunicação. Hoje, com esse grupo que ajuda muito, a gente tá com a comunicação mais integrada”, contou Joscilene.

Várias equipes ficam envolvidas para a liberação de leitos — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O projeto Setup do Leito, como é chamado o procedimento, deu tão certo que foi reconhecido e venceu a 27ª edição do Concurso de Inovação no Setor Público de Escola Nacional de Administração Pública.

Inovação não é somente equipamentos de última geração, tecnologias, inteligência artificial. Mas também melhorias no processo de trabalho. Quando você diminui desperdício, aumenta eficiência, aumenta satisfação do cliente, do seu usuário, você está inovando”, disse a chefe do setor de hotelaria.

 

Hospital ganhou até prêmio nacional pela rapidez na liberação de leitos — Foto: Reprodução/TV Gazeta