Educação física contribui para o protagonismo e autonomia de estudantes

Educação física contribui para o protagonismo e autonomia de estudantes

Promover autonomia, trabalho em equipe, criatividade e protagonismo, com esporte que parece moderno, mas já é centenário: o Cheerleading. A atividade performática, que utiliza habilidades atléticas, por meio da qual os participantes torcem por sua equipe, é a proposta do projeto “Cheerleading na escola”, que será desenvolvido com as turmas do 5º e 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet, em Maruípe. A solenidade de abertura do projeto foi realizada na manhã desta segunda-feira (12), na quadra da unidade de ensino.

A iniciativa surgiu a partir da formação “Iniciação e prática do Cheerleading: ampliando possibilidades de práticas corporais no ensino da Educação Física”, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação de Vitória (Seme), por meio da Coordenação de Práticas Integradoras (Copri), com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A escola recebeu uma apresentação especial da equipe “Ufescheer”, da Ufes. A equipe realizou uma demonstração da prática do esporte, destrinchando algumas das principais técnicas e movimentos. A ação serviu para introduzir a temática junto às turmas, que ficaram encantadas com a desenvoltura dos atletas.

“Foi incrível, eu achei muito legal, é uma coisa que muitas vezes acabamos vendo só em filmes pela televisão, então ver uma equipe ao vivo praticando o Cheerleading, conhecer os movimentos e os termos certos, deixou tudo ainda mais especial. Estou muito animada para começar a praticar nas aulas de Educação Física”, contou a estudante Amabilly Vitoria, do 6º ano.

À frente da coordenação do projeto Ufescheer, a professora de Educação Física da Ufes Fernanda Paiva falou sobre a expectativa para o projeto. “O objetivo é qualificar os professores da rede pública para que também possam ensinar o Cheerleading, e democratizar a prática”, destacou.

Para a diretora da unidade de ensino, Rubia Xibili, o projeto trará diversos benefícios para as turmas. “É uma parceria super importante, o esporte, a brincadeira, promove autonomia, trabalho em equipe, criatividade, respeito às diferenças. Além disso, trabalha conceitos de honestidade e competitividade”, ressaltou a gestora.

Cheerleading

Criado em 1864 nos Estados Unidos, o esporte surgiu como uma atividade em que os participantes torcem por sua equipe como forma de incentivo. Pode variar de entoar slogans a intensa atividade física. Atualmente, são realizadas grandes competições nacionais e internacionais, tornando o esporte cada vez mais democrático.

Foco no esporte

As atividades esportivas estão a todo vapor na Emef de Maruípe. Nesta segunda, a escola também contou com uma apresentação de ginástica feita por uma equipe de estudantes da Emef em Tempo Integral (Emef TI) Professora Eunice Pereira Silveira, que fica em Tabuazeiro. Além disso, foi realizado um desfile de bandeiras, que deu início a uma gincana e aos jogos interclasse, que vão envolver todas as turmas da unidade de ensino nas próximas semanas.

Fonte: Prefeitura de Vitória.