Domingo Cultural em Vila Velha: Festival com Música ao Vivo e Coletivo Cultural

Domingo Cultural em Vila Velha: Festival com Música ao Vivo e Coletivo Cultural

Evento acontece no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia do Costa, em Vila Velha. Os portões serão abertos às 9 horas, com entrada permitida até 12 horas

No domingo (10), a programação do Festival Parque Aberto vai contar com show do cantor capixaba Anthony Altoé, que vai animar o público com muito pop e do rock, e covers de sucessos nacionais e internacionais.

O evento conta ainda com apresentação do Coletivo Movimento Cultural Tambores Esperança, grupo da cultura popular que, além de produzir instrumentos de percussão, como tambores e atabaques, se dedica à preservação e difusão da musicalidade afro-brasileira.

Os portões do Parque Cultural Casa do Governador, na Praia do Costa, em Vila Velha, serão abertos às 9 horas, com entrada permitida até 12 horas.

Serão disponibilizados 2 mil ingressos gratuitos no Sympla, limitados a duas unidades por CPF. É necessário ter uma conta cadastrada na plataforma. Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso.

Além das atrações do Festival Parque Aberto, o público poderá conhecer também as 15 novas obras artísticas recém-lançadas no espaço.

Divididas em esculturas, instalações e projetos de intervenção, a produções foram realizadas por 17 artistas do Espírito Santo, de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. São trabalhos resultantes do edital lançado em 2023, para selecionar propostas artísticas visando às exposições permanentes e temporárias do parque.

Além de se adaptarem à área externa natural do parque, totalizando 26 obras, as produções se correlacionam e difundem trabalhos de artistas locais e nacionais, contribuindo para os campos das artes visuais, do meio ambiente e da tecnologia.

ATRAÇÕES

Com um repertório eclético, que passeia por canções que vão de Beatles a Pink Floyd, passando por sucessos brasileiros de nomes como Lulu Santos e a banda capixaba Casaca, o cantor Anthony Altoé vai animar o domingo no parque e promete fazer toda a plateia cantar junto com ele grandes hits da música pop e do rock.

A apresentação será em formato pocket show, munido com a voz e o violão, para interpretar, entre outras canções, sucessos dos anos 1960 a 1980, que embalaram sua infância em Venda Nova do Imigrante por influência do avô – apreciador de boa música.

Na sequência, o Coletivo Movimento Cultural Tambores Esperança leva para o Parque Cultural Casa do Governador uma amostra do trabalho que vem desenvolvendo nos últimos anos, que visa manter viva uma ampla gama de saberes e tradições culturais e ancestrais, sobretudo de origem afro-brasileira.

Além de trabalhar com a musicalidade – na confecção de instrumentos de percussão e na preservação e difusão de ritmos tradicionais –, o grupo se consolidou ainda como movimento sociocultural e ambiental voltado à potencialização e multiplicação de ações de economia criativa e solidária.

As atividades incluem, entre outras ações, salvaguarda da cultura da capoeira, transmissão de ofícios da cultura popular, tecelagens, comércio de vestimentas africanas e revenda de mel e outros produtos derivados de apiários e meliponários parceiros.

Todo o trabalho é mantido com recursos próprios, públicos e privados, por meio de patrocínios, intercâmbios e parcerias.

O PARQUE

Instalado na Residência Oficial do Governo do Estado, o parque foi inaugurado em maio de 2022, como um espaço destinado ao público interessado na produção cultural local, tornando-se ainda a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo – que reúne atualmente 26 obras de arte permanentes e temporárias, entre esculturas, instalações e site-specifics.

Ocupando uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque Cultural Casa do Governador tem sua infraestrutura compartilhada pela Secult e pela Secretaria do Governo (SEG). Aberto à visitação gratuita, o espaço propõe um diálogo entre arte contemporânea e natureza, segundo três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico.

REGRAS DO PARQUE

Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:

Não há estacionamento no parque. Quem for de carro pode estacionar gratuitamente na garagem do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), próximo ao parque;

Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso;

A entrada no parque será permitida até as 12 horas;

A permanência no parque será até as 13 horas (encerramento do evento);

O local disponibilizará food trucks com comidas e bebidas para venda.

É proibido retirar plantas do parque;

É proibido fumar no local;

É proibido entrar com bebidas alcoólicas;

Não é permitido usar área da praia;

É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;

É permitido entrar com bicicleta, mas não pode pedalar dentro do parque;

Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha.

FESTIVAL PARQUE ABERTO

Dara: domingo (10)
Atrações: Anthony Altoé e Coletivo Movimento Cultural Tambores Esperança
Horário: a partir das 9 horas
Local: Parque Cultural Casa do Governador, Praia da Costa, Vila Velha
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla.