Dia do Manguezal: caminhada alerta para a preservação do ecossistema
Com faixas, cartazes, máscaras no formato de caranguejo e entoando “Viva o manguezal, Viva o Manguezal”, estudantes de 4 a 6 anos de idade do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Magnólia Dias Miranda Cunha, localizado na Ilha das Caieiras, participaram de uma caminhada até o Parque Municipal Baía Noroeste, para celebrar o Dia Mundial do Manguezal, celebrado nesta quarta-feira (26).
A caminhada, realizada durante a manhã de hoje (26), contou com a participação de professores, moradores da região, do prefeito Lorenzo Pazolini e fez parte da programação preparada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) para as comemorações da data. Desde o início desta semana, foram realizadas abordagem educativa, oficinas, rodas de conversa, sessão de vídeo e apresentação de teatro na escola.
O estudante Robson Valadares, de 6 anos, que participou das ações na escola e também estava presente na caminhada, contou o porquê do manguezal ser importante para ele e para a população.”O manguezal é a nossa vivência aqui. Cuidando dele ajudamos a preservar o peixe, o caranguejo, a garça, o passarinho e outros bichinhos que moram nele”, enfatizou.
Apresentação teatral
Na chegada ao parque, após percorrem um curto percurso, os estudantes participaram de apresentação teatral e foram convocados pelo prefeito Lorenzo Pazolini a ajudar na preservação do manguezal. Ele explicou para os estudantes a importância desse ecossistema para todos os moradores.
“Estamos aqui hoje para celebrar a vida marinha, pois o manguezal é considerado um berçário para o nascimento de vários seres aquáticos, como caranguejos e peixe. Tenho certeza que vocês, crianças, vão nos ajudar na preservação do manguezal”, enfatizou o prefeito.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, também enfatizou para as crianças importância da preservação, de ter água limpa, de não se jogar lixo nas ruas, no mar e no mangue. “Temos que cuidar do nosso meio ambiente, do nosso manguezal, local onde nasce muitas vidas importantes para que vocês, crianças, sejam os organizadores do nosso futuro”.
Föeger ressaltou: “Os manguezais são de grande importância para a fauna aquática, abrigando uma enorme diversidade de animais, que buscam esse ecossistema para se reproduzirem. Tendo também relevância econômica para os moradores das comunidades que margeiam os manguezais.
Já a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido com a temática ambiental. “É um trabalho de conscientização importante realizado pelos professores e profissionais das escolas para a nossa cidade e que é reconhecido pela Rede Municipal de Educação”.
Ela ainda completou: “Essa é uma política pública importante, integrada e que estamos trabalhando visando o fortalecimento das questões ambientais. Ações como esta mostram que nossas crianças cresçam de forma mais sustentável”.
Programação
A programação alusiva ao Dia do Manguezal teve início na última segunda-feira (24), no Cmei Magnólia, com diversas ações educativas com os estudantes, como oficinas de confecção de placas informativas e orientativas, junto à comunidade escolar – estudantes e seus familiares em parceria com docentes e profissionais da escola.
Também foram realizadas rodas de conversa com a bióloga da VPorts, Cleinildi Santana Domiciano, e com um catador de caranguejo; atividade lúdica com um caranguejo gigante; sessão de minivídeo, com o tema Mágico Manguezal; jogo da memória por meio do portal InterageVix; e apresentação de teatro.
Nesta manhã (26), as placas produzidas pelos estudantes foram afixadas ao redor do manguezal, para chamar a atenção para os cuidados com o ecossistema. Além disso, teve início uma ação de limpeza do manguezal.
Ainda para chamar a atenção sobre a importância do manguezal, também foi iniciada uma campanha educativa virtual nas redes sociais da Prefeitura de Vitória com o tema “Manguezal de Vitória: É importante conhecer para preservar”.
Data
Em 2015, na Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Resolução nº 38/66, instituiu o dia 26 de julho como o Dia Internacional de Conservação dos Manguezais. Em Vitória, desde 2014, essa data é comemorada por meio da Lei Municipal nº 8.606/2013, fortalecida pelos movimentos mundiais que buscam evidenciar ainda mais a importância desse ecossistema.
O manguezal da capital
Vitória possui aproximadamente 11 km² de área de manguezal, ecossistema estuarino, que se desenvolve no encontro das águas dos rios com o mar, nas regiões tropicais e subtropicais do planeta.
O manguezal é muito importante para o equilíbrio ecológico por ser um local favorável ao desenvolvimento de diversas espécies da fauna, incluindo espécies residentes, semirresidentes e visitantes que utilizam o ecossistema como local de refúgio, reprodução e desenvolvimento dos filhotes até a idade juvenil, quando migram para o mar, retornando na fase adulta em épocas de reprodução. Por isso, é considerado o berçário do mar. O manguezal possui, também, uma rica flora, permanentemente verde, que fornece matéria orgânica para alimentar a extensa cadeia alimentar estuarina, costeira e marinha.
Dentre as várias características que definem sua importância, estão os recursos naturais que produz e que servem de sustento a famílias de pescadores e catadores de crustáceos (caranguejo, siri e camarão) e de moluscos (mexilhão e ostra). Esses produtos são, também, a essência da gastronomia capixaba, em pratos como a moqueca e a torta capixaba, famosos em todo o Brasil.
Do manguezal também é extraído o tanino, retirado da casca de uma de suas espécies, o mangue vermelho (Rhizophora mangle L.), e utilizado na confecção das panelas de barro, um dos orgulhos da cultura local.
Economicamente falando, o manguezal produz espécies comerciais importantes para o setor pesqueiro e por sua produção de biomassa (matéria orgânica) que, por meio das marés, é levada à região costeira e à marinha, dando suporte para a cadeia alimentar das regiões litorâneas.
Devido à importância ambiental, social, cultural e econômica do manguezal, a Prefeitura de Vitória realiza diversas ações de proteção e recuperação desse ecossistema, que incluem a Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão, o Parque Natural Municipal Dom Luis Gonzaga Fernandes (Baía Noroeste) e as áreas remanescentes de manguezal (Ufes, Ilha do Campinho e algumas franjas da orla).
Fonte: PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui