Descoberta Inusitada: Fósseis Encontrados em Banheiro de Shopping Intrigam no ES

Descoberta Inusitada: Fósseis Encontrados em Banheiro de Shopping Intrigam no ES

Os vestígios arqueológicos podem ter mais de 100 milhões de anos e são semelhantes a placas encontradas no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Uma foto compartilhada pela doutoranda do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Beatriz Hörmanseder, gerou curiosidade nas redes sociais. A aluna identificou fósseis de um animal que viveu entre 72 e 113 milhões de anos atrás, no banheiro de um shopping em Vila Velha, na Região Metropolitana de Vitória.

De acordo com a paleontóloga do departamento de Ciências Biológicas da Ufes, Taíssa Rodrigues, há mais de uma espécie no revestimento do banheiro. A da concha maior é, possivelmente, a de um Plesioptygmatis, espécie de molusco que viveu no final do período Cretáceo, da Era Mesozoica.

Segundo a paleontóloga, se trata do mesmo tipo de rocha que pode ser encontrado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

As placas são de calcário bege fossilífero, proveniente da Formação Jandaíra, do Cretáceo Superior da Bacia Potiguar, Rio Grande do Norte, no Nordeste do Brasil.

A informação é do artigo “Caminhando Sobre o Passado no Museu do Amanhã”, assinado pelas cientistas Márcia Aparecida dos Reis Polck, Hermínio Ismael de Araújo-Júnior, Marco André Malmann Medeiros e Marcos Antônio Soares Monteiro.

Placas semelhantes também estão no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro — Foto: Anuário do Instituto de Geociências da UFRJ/Divulgação

Placas semelhantes também estão no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro — Foto: Anuário do Instituto de Geociências da UFRJ/Divulgação

“Como as lajes — tanto do shopping quanto do museu carioca — vêm do mesmo lugar, vão ter as mesmas espécies vistas no Museu do Amanhã”, apontou Taíssa Rodrigues. A própria paleontóloga disse ter ido ao centro comercial para ver de perto.

Os animais foram fossilizados e no corte da pedra de mármore o desenho/formato da espécie acabou se destacando.

O Shopping Boulevard foi procurado para comentar sobre o fato curioso envolvendo o revestimento do banheiro, mas não deu retorno até o momento de publicação desta reportagem.