Cultivando o Futuro”: Sensibilizando Crianças do CMEI Lidia Rocha Feitosa para a Sustentabilidade Socioambiental
Sensibilizar as crianças sobre o descarte correto de resíduos, para que sejam multiplicadoras do conhecimento e ajudem a transformar a comunidade em que vivem. Essa foi a proposta de um projeto realizado com as crianças do grupo 6 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Lídia Rocha Feitosa, que fica em Jesus de Nazareth, desenvolvido pelo grupo Enactus da Universidade Federal do Espírito Santo (Enactus-Ufes), uma organização sem fins lucrativos que desenvolve atividades para melhorar a qualidade de vida nas comunidades capixabas.
O grupo atua no bairro de Jesus de Nazareth há mais de dois anos, oferecendo um serviço de coleta de resíduos plásticos com conversão em moeda social para utilização dentro da comunidade, a “Roka”. Buscando envolver efetivamente as crianças da comunidade nessa proposta, surgiu a parceria com o Cmei, para que os pequenos sejam futuros preservadores do meio ambiente.
Assim, foram realizadas diversas atividades com as crianças durante duas semanas. Inicialmente, foi realizada uma sensibilização sobre o tema, introduzindo elementos do cotidiano e de conhecimento diário dos pequenos, como a cultura da pesca, forte na região, e da preservação dos mares e oceanos, uma vez que também abrangem a costa do bairro.
Em seguida, as crianças ficaram responsáveis pela coleta de resíduos plásticos em suas casas por duas semanas e, com apoio de suas famílias, levavam o material a um ponto de descarte fixo que foi montado na escola. Esses volumes foram pesados e pontuados por turma, ou seja, a quantidade total de plástico recolhida foi convertida em uma pontuação para cada uma delas, incentivando uma competição saudável entre os pequenos.
Além disso, foram realizadas diversas aulas temáticas com as crianças, sendo elas: desenvolvimento criativo com produção de obras sobre o tema; dinâmica lúdica sobre descarte correto dos resíduos e a importância reciclagem; caça ecológica, uma brincadeira que trouxe aprendizado sobre os ecossistemas e sua importância na natureza; exibição de vídeos educativos e entrega das medalhas de “melhores amigos do meio ambiente”, validando a atuação das crianças durante o programa.
Fazendo a diferença
Os pequenos relataram que se divertiram muito durante o processo, e gostaram de aprender mais sobre a natureza e o bairro em que vivem. “Eu gostei muito de participar do projeto na escola, por que eu já participo dele perto da minha casa”, disse Crystal Soares, 5 anos. Com a mesma idade, a pequena Eva Silva destaca que agora ajuda a comunidade com a coleta de resíduos. “Eu tô tirando todas as garrafas de plástico da minha casa e da rua”, contou.
Para a diretora da unidade de ensino, Sanya Silveira, o projeto trouxe ensinamentos de grande valia para as crianças, e reforça a importância de que eles sejam conscientizados, desde pequenos, sobre a importância de ajudar na preservação da comunidade em que vivem.
“Foi muito produtiva toda essa ação que o projeto nos trouxe. A parceria realizada com uma iniciativa que já atua na comunidade, estreita os laços da família com a escola, que é um dos nossos objetivos. E as crianças se empenharam na competição para trazer bastante resíduo plástico que viraram brinquedos, aprenderam bastante e o que é melhor, se divertiram mais ainda!”, pontuou a diretora.
Fonte: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.