Conferência municipal de saúde da capital deste ano aborda o SUS e a Democracia como tema
Foi lançada, nesta quinta-feira (23), a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Vitória, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de março, na Escola Técnica do SUS (Etsus). O lançamento aconteceu no gabinete da Secretaria de Saúde e contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, da secretária de Saúde, Joanna De Jaegher, da subsecretária de Atenção à Saúde, Fabrícia Forza, da subsecretária de Apoio Estratégico, Magda Lamborghini, do secretário executivo do Conselho Municipal, José Gava, entre outras autoridades.
“Estamos diante de uma equipe que está sempre disposta a atender o coletivo, mesmo diante de tantos desafios. Mas isso nos estimula a trabalhar cada vez mais, desenvolvendo estratégias eficazes de políticas públicas e, principalmente, mecanismos de estar próximos ao nosso munícipe. Tenho certeza que a Conferência será exitosa, como uma construção coletiva há várias mãos, onde não há um ou aquele ou aquela protagonista, o protagonismo deve ser o cidadão, que de fato é o destinatário final dos nossos esforços”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
O tema da Conferência deste ano é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.
Com a participação de conselheiros municipais e locais de saúde do município, representantes da população e observadores convidados, a etapa municipal para a 10ª Conferência Estadual de Saúde e para a 17ª Conferência Nacional de Saúde tem como objetivo debater e elaborar propostas para as três esferas de governo, buscando ampla participação e representação da sociedade.
“A Conferência Municipal de Saúde vem trazer uma discussão muito profunda do SUS, que rumos vamos tomar a partir de agora. É uma construção complexa, mas que precisa da participação de todos nós, usuários, prestadores de serviços, profissionais de saúde e todos envolvidos. É preciso colocar todos nessa discussão porque uma política pública se transforma dessa forma”, falou a secretária de Saúde, Joanna De Jaegher.
Controle social
O sistema municipal de saúde de Vitória conta com importantes espaços de participação comunitária e controle social. São 30 Conselhos Locais de Saúde que atuam nos territórios de abrangência das Unidades de Saúde e são compostos por entidades representativas dos usuários, dos trabalhadores da saúde e da gestão.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.