Como Se Proteger de Criminosos em Estacionamentos Públicos

Como Se Proteger de Criminosos em Estacionamentos Públicos

Utilizar travas de segurança adicionais, usar sistemas de rastreamento e reduzir valor de transferências estão entre as dicas

Ao se aproximar de seus carros em estacionamentos de rua e até mesmo de shoppings, mais motoristas estão sendo vítimas da ação de bandidos na Grande Vitória. Alvos de sequestros-relâmpagos, eles são obrigados a fazer transferências via Pix.

A Polícia Civil e outros especialistas em segurança, listaram cuidados para se proteger e evitar a ação de criminosos nos estacionamentos.

Utilizar travas de segurança adicionais, usar sistemas de rastreamento, não deixar objetos de valor visíveis, estacionar em locais iluminados e reduzir o valor de transferências em aplicativos financeiros de celulares estão entre eles.

O titular da Delegacia Especializada Antissequestro (DAS), delegado Alysson Pereira Pequeno, informou que foram quatro ações dessa natureza em shoppings, todas em Vila Velha, de janeiro até o começo deste mês.

“Os bandidos escolhem a vítima de forma aleatória, é um crime de oportunidade. Eles visam bens de valor, a pessoa pode estar sendo vigiada desde que se dirige para o carro. Ou, em outros casos, os criminosos escolhem o carro que sabem que é de alto valor e esperam a vítima no estacionamento”.

Alysson Pequeno recomenda atenção ao ir para o carro, observar se há pessoas seguindo seu trajeto e não ficar muito tempo dentro do veículo no estacionamento. “Se notar qualquer situação estranha, não vá até o carro, procure os seguranças do shopping”.

O especialista em Segurança da Informação e professor da UCL, João Paulo Machado Chamon, defende que haja uma limitação na quantidade e no valor de transferências de Pix por cliente.

“Uma dica é limitar a quantidade de transferências feitas por Pix porque isso vai inibir a ação dos bandidos. Por exemplo, se essa pessoa não tivesse cadastrado um Pix de R$ 9 mil no aparelho celular ela não conseguiria fazer uma transferência nesse valor”.

O consultor especialista em Segurança Pública e Privada – diretor da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança (ABSEG), Emir Pinho, avalia que segurança em estacionamentos de shoppings é uma preocupação crescente para consumidores e administradores desses locais.

“Medidas preventivas por parte dos motoristas, aliadas a investimentos em segurança pelos shoppings, são essenciais para reduzir a incidência desses crimes”.

Dicas

1- Estacione em locais bem iluminados: prefira vagas próximas a entradas e áreas bem iluminadas, onde a visibilidade é maior. Criminosos tendem a evitar locais expostos.

2- Não deixe objetos de valor à vista: evite deixar objetos de valor dentro do carro. Se for inevitável, guarde-os no porta-malas antes de chegar ao estacionamento.

3- Utilize travas de segurança adicionais: instale travas extras no volante ou no câmbio, dificultando o furto do veículo. Dispositivos de segurança visíveis podem dissuadir criminosos.

4- Verifique a presença de câmeras: estacione em áreas que possuem câmeras de vigilância. A presença de câmeras pode ser um fator de dissuasão e facilita a identificação de criminosos.

5- Tranque sempre o carro: parece óbvio, mas muitos roubos ocorrem devido a descuidos, como deixar o carro destrancado ou com as janelas abertas.

6- Use sistemas de rastreamento: instale um sistema de rastreamento GPS no seu veículo. Em caso de furto, as chances de recuperação aumentam significativamente.

7- Mantenha a atenção ao entrar e sair do veículo: esteja atento ao seu entorno ao estacionar e ao retornar ao carro. Caso perceba movimentação suspeita, busque ajuda da segurança do shopping.

8- Reduza o valor de transferências em aplicativos financeiros de celulares: quando menor o valor autoriza pelo bando para fazer transferência de Pix e outras movimentações financeiras, menor o valor a ser transferido para os bandidos.

9- Não olhe para o rosto dos criminosos: independentemente de qualquer coisa, não olhe para o rosto dos bandidos. Esse gesto pode causar uma situação desconfortável e deixar o criminoso nervoso, causando uma situação de risco. Além disso, por se tratar de estacionamentos, em sua grande maioria, eles têm câmeras de videomonitoramento, e a identificação dos bandidos pode ser feita depois.

10- Não reaja: obedeça a todas as exigências do criminoso, pois a tendência é que quanto mais rápido ele seja atendido, mais rapidamente ele te deixe liberto. Muitas vezes, esses criminosos querem dinheiro, objetos de valor e o carro.

Fonte: Delegado Alysson Pereira Pequeno e demais especialistas consultados.