Ciclovia da vida e ampliação da terceira ponte prometem melhorar mobilidade e segurança no trânsito
O Governo do Estado inaugura a Ciclovia da Vida e as obras de ampliação da Terceira Ponte no próximo dia 27 de agosto. Esses projetos inovadores visam proporcionar maior mobilidade e alternativas de deslocamento para a população, contribuindo também para a redução do congestionamento na região e para a segurança dos usuários das novas vias.
Integrada à Terceira Ponte, a Ciclovia da Vida é um marco importante para o Estado. Estendendo-se por 3,3 km em ambos os sentidos, a ciclovia oferece um percurso seguro entre Vitória e Vila Velha. Além de servir como uma via de deslocamento para ciclistas, a ciclovia também cumpre uma função de prevenção, coibindo tentativas de suicídio.
Com uso gratuito, a ciclovia estará aberta diariamente das 05h30 às 22h30, proporcionando uma experiência única aos usuários.
Ampliação da Terceira Ponte
A expansão da Terceira Ponte é um feito arquitetônico notável que irá otimizar o tráfego na região. A capacidade de fluxo da ponte será ampliada em aproximadamente 40%, permitindo a circulação simultânea em três faixas para cada sentido. A ampliação foi alcançada através da otimização das faixas existentes e da remodelagem das barreiras de proteção laterais, maximizando a utilização da via.
O resultado é uma via que pode acomodar um maior número de veículos e passageiros, reduzindo significativamente os engarrafamentos e o tempo de viagem.
A nova faixa, à direita, será destinada a veículos pesados, como ônibus e caminhões, veículos de serviço, como ambulâncias e viaturas, e táxis. Além disso, motociclistas terão preferência para tráfego naquela via, saindo assim, do “corredor”. Não há proibição da circulação das motos em outras faixas, porém, é aconselhado o seu uso. Não será autorizado o uso da faixa exclusiva por veículos de aplicativo.
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, destacou a importância dessas inaugurações para a população capixaba:
“Estamos celebrando a entrega de projetos que não apenas melhoram a infraestrutura de nossa região, mas também impactam positivamente a qualidade de vida dos cidadãos. A Ciclovia da Vida oferece uma alternativa saudável de deslocamento, além de promover um ambiente seguro, enquanto a ampliação da Terceira Ponte alivia o trânsito, proporcionando uma mobilidade mais eficiente para todos”, pontua Damasceno.
Cuidados para você ir e vir com segurança
Levando em consideração a nova realidade no trânsito da Grande Vitória, que impactará positivamente a região do entorno da Terceira Ponte, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) reforça, por meio de campanha publicitária educativa nos meios rádio, Internet e redes sociais, a necessidade de adoção de comportamentos prudentes e obediência às leis de trânsito quando os cidadãos utilizarem esses novos espaços.
Para o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, os dois projetos estruturantes consolidados pelo Governo do Estado favorecem a mobilidade, estimulam a locomoção de forma sustentável e segura, mas é fundamental que os usuários da Ciclovia e da Ponte tenham atitudes adequadas e que estejam de acordo com as leis de trânsito.
“A Terceira Ponte é um ambiente onde todos os modais do trânsito coabitam de forma dinâmica e, por isso, torna-se imprescindível que tanto ciclistas quanto os demais usuários das vias, sejam motoristas, motociclistas ou caronas, tomem os devidos cuidados para que o trajeto seja feito em segurança. Por isso, pensando na sensibilização, educação e orientação aos cidadãos que utilizarão as vias, o Detran|ES investe de forma estratégica mais uma vez em campanha publicitária e abordagens educativas na Grande Vitória, levando principalmente a mensagem de que no trânsito, devemos sempre escolher a vida”, salienta Vieira.
Como fazer a sua parte para um trânsito mais seguro
Para garantir um ambiente coletivo mais humano e que vise a proteção de todos na Ciclovia da Vida, é importante que os ciclistas tomem as seguintes providências para que o pedal seja seguro:
– Utilizar equipamentos de segurança;
– Fazer a manutenção preventiva da bicicleta;
– Transitar no sentido da via;
– Obedecer à sinalização;
– Pedalar com cuidado e atenção.
Da mesma forma, os condutores que transitarem nas novas pistas da Terceira Ponte, devem fazer a sua parte para que não ocorram acidentes e o trajeto possa ser feito sem intercorrências:
– Obedecer à sinalização e respeitar os limites da via;
– Não usar celular ao volante;
– Não trafegar no corredor;
– Respeitar a exclusividade da faixa da direita para ônibus, motos e veículos de serviço;
– Sinalizar corretamente ao mudar de faixa.
Fonte: Governo do Estado
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui