Celebração Noturna: 175 Anos da Insurreição do Queimado com Caminhada e Evento Especial
No próximo dia 19 de março, a Insurreição do Queimado, maior revolta de negros da história do Espírito Santo e uma das maiores do Brasil, ficando apena atrás do Zumbi dos Palmares estará completando 175 anos.
Na Serra, anualmente, são realizadas diversas atividades para festejar a data e uma delas é a tradicional caminhada da Serra sede até o local que foi palco da revolta.
Este ano, a Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos chega a sua 12ª edição e acontecerá no próximo sábado (16).
A celebração faz alusão à data da insurreição, que aconteceu no dia 19 de março de 1849. Para participar da caminhada noturna, é necessário realizar inscrição prévia através do formulário disponível clicando aqui.
O início da caminhada será na Praça Chico Prego, na Serra Sede, local que é marcado com uma estátua de Chico Prego, em homenagem ao um dos mártires da Insurreição.
A concentração será a partir das 21 horas e o percurso total da caminhada tem 17 Km, e haverá uma parada Afro Cultural no Recanto Morro do Céu, das 2h às 3h, chegando ao destino final, as Ruínas da Igreja de São José do Queimado, por volta das 6h.
O caminho é repleto de paisagens lindíssimas com muita natureza e inclusive visão privilegiada da Lagoa Sarapongá que tem como pano de fundo o monte Mururom e o próprio Mestre Álvaro.
A participação é gratuita, mas vale ressaltar que as vagas são limitadas. Para mais informações, basta entrar em contato pelo número (27) 98182-0720 (celular ou Whatsapp).
Após a caminhada, acontece a 15ª Celebração Inter-religiosa, com o tema “Queimado Ressurgindo na Luta do seu Povo e Contando a História de seus Ancestrais”. O evento é realizado pelo Fórum Chico Prego, em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra.
Um diferencial neste ano é a realização da 1ª Corrida de Queimado, a ser realizada no dia 24 de março, com percurso de 16 km.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.