Carnaval Capixaba: A Origem que Faz do Espírito Santo o Pontapé Inicial das Festividades

Carnaval Capixaba: A Origem que Faz do Espírito Santo o Pontapé Inicial das Festividades

Em breve a maior festa do país começará e, por aqui, ela começa uma semana antes de toda a nação! Em um mês, no dia 2 de fevereiro, o sinal verde será aceso para as primeiras escolas de samba que cruzarão o Sambão do Povo.

A pesquisadora do carnaval capixaba Iamara Nascimento contou que o carnaval no Espírito Santo começou a ter registros em meados de 1800.

“O carnaval de rua começou nessa época. Depois, nos anos 1940, tem a União das Batucadas, que depois virou União das Batucadas e Escolas de Samba.”

O Complexo Cultural Walmor Miranda, o chamado Sambão do Povo, foi inaugurado em 1984 dando lugar aos desfiles das escolas de samba.

Nesta época, e por muito tempo, o carnaval de Vitória acontecia na mesma época que dos demais Estados, porém, a fim de evitar que o capixaba saísse para curtir o feriado em outros locais, a partir de 2002 o desfile das escolas de samba de Vitória passou acontecer uma semana antes da data oficial.

A ideia deu tão certo que a cada ano Vitória vem atraindo cada vez mais os capixabas e demais turistas sendo, inclusive, um destaque nacional já que a cidade é uma das poucas no país a comemorar a data duas vezes.

Desfile de 2024

O desfile desse ano acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro, começando pelas escolas do grupo de acesso A. A noite do Grupo Especial, tendo como atual campeão a MUG, será dia 3 e a festa no Sambão do Povo encerra com o acesso B.