Capital do Esporte: Pazolini participa de competições com mais de 5.400 atletas no fim de semana
No último final de semana, a capital capixaba deu um show de esportes e lazer, com a realização de sete eventos de grande importância, todos apoiados pela Secretaria de Esportes e Lazer de Vitória (Semesp). Ao todo, mais de 5.400 atletas participaram de diversas atividades esportivas que envolveram a comunidade local e de outras cidades.
No sábado (18), a movimentação esportiva tomou conta da cidade com três eventos esportivos. A Curva da Jurema foi palco do Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana, que atraiu participantes de sete estados brasileiros. Com mais de 800 atletas na competição, o evento contou com um público estimado em 1.200 pessoas, que vibraram com as disputas acirradas.
A piscina do Vitória Futebol Clube recebeu aproximadamente 400 nadadores, que participaram do II Festival FAC Vinculados, organizado pela Federação Aquática Capixaba. Paralelo a isso, no Ginásio Tancredão, deu lugar ao Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, com aproximadamente 350 atletas inscritos e uma plateia de 1.200 espectadores, que acompanharam de perto as técnicas dos competidores.
“A prática esportiva promove, além de saúde física e mental, bem estar e qualidade de vida. Outro aspecto importante é que o esporte é uma ferramenta de inclusão social que comprovadamente afasta os jovens da criminalidade e do mundo das drogas”, disse o prefeito.
Os trabalhos realizados pela atual gestão têm apresentado resultados surpreendentes para a capital. De acordo com o Ranking Connected Smart Cities, Vitória é avaliada com a melhor saúde pública do Brasil. Em paralelo a isso, é a cidade com o maior número de praticantes de atividade física.
“Esses números são de atletas que participaram de competições organizadas por entidades esportivas e com apoio ou realização da Semesp. Não contabilizamos eventos comunitários, como a Copa Tabuazeiro de Fut7 com centenas de participantes, que também teve nosso apoio, bem como as milhares de pessoas que utilizaram nossa orla para ciclismo, esportes à beira mar ou mesmo atividades individuais”, disse o secretário de esportes e lazer, Rodrigo Ronchi.
Já no domingo (19), a energia esportiva tomou conta da cidade logo cedo. Nas ruas de Bento Ferreira, a Corrida da Maçonaria reuniu aproximadamente 1.200 corredores, que percorreram as ruas da capital capixaba em um desafio de resistência e superação.
No Enseada, o Shopping Vitória foi o ponto de partida para a Corrida Track Field, que contou com a participação de aproximadamente 1.700 corredores, que percorreram as ruas da cidade em uma jornada de saúde e bem-estar.
No Ginásio Tancredão, a Copa Kids de Futsal reuniu cerca de 750 jovens talentos do esporte, com um público de aproximadamente 3.000 pessoas presentes no local, que incentivaram e aplaudiram o talento dos atletas mirins.
Por fim, o Parque Moscoso, que celebrou seus 112 anos no domingo (18), foi o espaço que recebeu a quinta edição do projeto “Esporte por Vitória”, que reuniu cerca de 200 participantes em seis modalidades esportivas. Um ambiente de integração e diversão.
O final de semana esportivo em Vitória foi marcado não apenas pela competição, mas também pela celebração do espírito esportivo, da saúde e do bem-estar. Reforçando o compromisso com a cidade que é número um em práticas atividades físicas.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.