Brincando e aprendendo juntos: Crianças se divertem em projeto com atividades lúdicas.

Brincando e aprendendo juntos: Crianças se divertem em projeto com atividades lúdicas.

Aprender a partir de brincadeiras e interações com os elementos da natureza. Essa é a proposta do projeto “Brincando e aprendendo, de criança feliz ao adulto bacana”, desenvolvido com os pequenos do grupo 6C, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Cida Barreto, que fica em Pontal de Camburi.

O Cmei conta com um jardim privilegiado em seu “quintal”, que desperta muita curiosidade e encantamento nas crianças. Pensando nisso, a professora da turma propôs a realização do projeto, que foi sistematizado a partir do livro “Por um mundo mais bacana”, da autora Lúcia Reis.

A partir da história do exemplar, os pequenos começaram a explorar os animais que vivem em jardins. Assumindo o papel de detetives da natureza, observaram a área verde da unidade de ensino e colheram elementos do local para produzirem diversas atividades. Foram muitas descobertas, como: conhecer as diferentes funções que as formigas têm no formigueiro, o ciclo da vida das borboletas, produção de tintas naturais, dentre outras.

Após o trabalho de pesquisa em campo, as crianças foram para a sala de aula colocar a mão na massa. Observação de formigas, extração de tintas naturais a partir de sementes e terra, produção da tinta e pintura utilizando a própria fabricação foram algumas das atividades realizadas, que trouxeram encantamento e aprendizado lúdico para a turma.

As crianças participaram ativamente do processo, contribuindo o tempo todo com perguntas, indagações, e também chegando às suas próprias conclusões a partir da troca de experiências com os colegas e com a professora. “Essas atividades, além serem divertidas, permitiram explorar a criatividade e possibilitaram que as crianças se expressassem livremente, ampliando sua visão de mundo”, explica a professora do grupo 6C, Tatiana Dancos.

 

Quem também acompanhou as vivências e descobertas dos detetives da natureza foi a diretora da unidade de ensino, Keila Madeira. Ela afirma que as crianças aproveitaram o processo ao máximo. “Foi muito potente o trabalho desenvolvido com as crianças do grupo 6C. Acompanhei de perto as experiências realizadas e as diversas produções das crianças. Constatei a satisfação dos pequenos em aprender brincando”, disse.

 

Por sua vez, a pedagoga Helen Cristina Lemos reforça a importância da abordagem pedagógica desenvolvida pela professora. “Uma escola potente, atenta aos interesses da criança e que promove experiências significativas não necessariamente depende de recursos inacessíveis, mas dialoga com um olhar atento ao entorno e ao que tem sentido para as crianças. Na Educação Infantil a criança precisa se relacionar com os pares, brincar, pesquisar, desenhar, ter contato com diferentes materiais, se movimentar, se sentir acolhida, ouvida, compreendida. Diante das necessidades das crianças e do projeto pedagógico planejado, vivenciamos experiências com materiais da natureza onde as crianças tiveram a possibilidade de ampliar suas descobertas, imaginação e seu potencial criativo”, frisou.

Fonte: PMV