Biblioteca Municipal leva o encanto das ‘Histórias Mágicas’ para crianças de Jesus de Nazareth

Biblioteca Municipal leva o encanto das ‘Histórias Mágicas’ para crianças de Jesus de Nazareth
Foto: Reprodução.

Histórias fascinantes contadas por meio do teatro. Assim será mais uma edição do projeto “Viagem pela Literatura”, ação da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, que levará “Histórias Mágicas” para as crianças do bairro de Jesus de Nazareth, no sábado (15), a partir das 14h30.

O evento, que é aberto ao público, gratuito e acontece na Associação de Moradores do bairro, contará com encenação do artista Rodrigo Campaneli.

A apresentação será dividida em dois momentos: no primeiro, Rodrigo Campaneli, utilizando recursos como máscaras e outros adereços, interpreta um viajante que traz em sua mala diversas histórias de lugares por onde passou, como “A baleia Jubarte”, do livro de sua autoria; “Castelo amarelo” e “Bandeira vermelha”, de Malba Tahan; “O corvo e o jarro”, fábula de Esopo; entre outras.

No segundo momento, também com Rodrigo, acontece a apresentação de um divertido show de mágicas com a participação da plateia.

“É a biblioteca saindo do seu local para atuar nos bairros. Queremos com essa ação, promover o incentivo à prática da leitura de forma lúdica desenvolvendo a imaginação e a criatividade das crianças”, afirma a bibliotecária Elizete Caser.

 

“Cultura para além de substantivo também é verbo. Sempre é preciso pensar em cultura como ação, como movimento. Atividades como essa democratizam as artes e geram conhecimento. Temos buscado sair dos espaços culturais geridos pela nossa secretaria e ir até a população. Chegar a quem muitas vezes não teve ou tem oportunidade de assistir a um teatro ou outros espetáculos. O que pode parecer comum para alguns, para muita gente ainda é novidade. Cumprimos a nossa função quando por meio do nosso trabalho, reduzimos as desigualdades e promovemos uma sociedade mais igualitária”, destaca o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.

Caixa estante

Além da atividade de Contação de Histórias, a comunidade de Jesus de Nazareth receberá da Biblioteca Municipal uma “Caixa estante” (minibliblioteca) com acervo de 207 livros e 51 revistas em quadrinhos, os tradicionais gibis, para empréstimo aos moradores da região.

A “Caixa Estante” contará ainda com livros em Braile para cegos. Entre os títulos estão: “Odisséia”, de Ruth Rocha; “Muito além da visão”, organizado por Raquel Alves e “Hibisco roxo”, de Chimamanda Ngozi Adichie.

Sobre o artista

Rodrigo Campaneli é ator, diretor teatral e escritor. Formado pelo Grupo Experimental de Contadores de Histórias da Universidade Federal do Espírito Santo (Gechufes), atua na área artística desde 1996.

Em 1998 fundou a Casa de Artes Campaneli, que logo se tornou um dos mais notáveis espaços de experimento e criação artística de Vitória. O espaço abriga um grupo de teatro e uma editora de livros.

O Grupo de Teatro Campaneli já produziu 18 peças teatrais, na sua maioria infantis, e venceu por quatro anos consecutivos – de 2001 a 2004 – o prêmio de melhor espetáculo infantil no Festival Nacional de Teatro Infantil de Guaçuí.

Entre outros prêmios, Campaneli conquistou em 2004 a medalha de ouro na categoria “Mágicas para crianças” no 1º Congresso Nacional de Mágicas, realizado em São Paulo e o exclusivo prêmio “Claudinet, a la originalidad”, no Congresso Argentino de Ilusionismo (CADI), pela originalidade da performance “O Padeiro de Hamelin”, que também levou o segundo lugar em “Magia Infantil”, no mesmo evento.

Em 2000, Rodrigo Campaneli lançou seu primeiro livro, “Livro Mágico” e em agosto de 2001, “As mais belas Lendas Capixabas”, uma coleção com cinco livros de lendas regionais do Espírito Santo.

Serviço
Contação de Histórias com Rodrigo Campaneli no bairro Jesus de Nazareth
Quando: sábado (15) às 14h30.

Onde: Associação de Moradores do Bairro Jesus de Nazareth – Rua Ademir Alcântara Ascaciba, 41, Jesus de Nazareth – Vitória ES.
Classificação indicativa livre e entrada franca
 
Fonte: PMV