Baleia-jubarte é encontrada morta na Praia de Bicanga, na Serra
Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (1º), na Praia de Bicanga, município da Serra. O animal, identificado como um macho, teve a causa da morte ainda não determinada.
Equipes da Secretaria de Serviços e da Fiscalização de Meio Ambiente da Prefeitura da Serra estiveram no local para realizar os procedimentos de remoção e destinação adequada do corpo do animal. A operação contou com o apoio técnico do Instituto Orca.
A Prefeitura orienta moradores e banhistas a não se aproximarem da carcaça e a evitarem qualquer tipo de contato direto, por questões de segurança e preservação ambiental.
Segundo o biólogo Daniel Gosser Motta, vice-presidente do Conselho Regional de Biologia do Espírito Santo (CRBio-10), a baleia-jubarte é uma das maiores espécies encontradas na costa brasileira, podendo atingir até 16 metros de comprimento e pesar cerca de 40 toneladas. Esses animais se alimentam, principalmente, de krills – pequenos crustáceos encontrados em abundância no Oceano Antártico.
Ainda de acordo com o especialista, as jubartes são espécies migratórias e realizam longas jornadas entre o Oceano Antártico e a costa brasileira, especialmente no norte do Espírito Santo e sul da Bahia, onde se reproduzem entre os meses de junho e novembro.
Motta explica que os encalhes são mais comuns entre filhotes e animais jovens, que enfrentam maiores dificuldades ao longo da migração.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.




