Atracadouros e ciclopassarela: obras do Canal de Camburi entram em nova fase

Atracadouros e ciclopassarela: obras do Canal de Camburi entram em nova fase

As obras do Canal de Camburi entraram na fase de execução da infraestrutura principal, com intervenções nas margens Norte e Sul do canal, em Vitória. As informações são da Prefeitura de Vitória.

Segundo a Secretaria de Obras, as ações incluem a concretagem das lajes que vão dar suporte aos equipamentos de uso público, marcação de áreas de fundação e preparação do solo para a implantação de ciclovias, passarelas e espaços de convivência.

Em entrevista ao Folha Vitória, o secretário municipal de Obras, Gustavo Perin, destacou que a previsão de entrega das obras está marcada para o final de junho ou início de julho de 2026.

Já fizemos toda a parte de estacamento. Está na fase de execução das lajes, que é a concretagem, com foco no trecho da Ponte de Camburi até a Ponte de Ayrton Senna.

Gustavo Perin, secretário municipal de Obras.

O secretário explica que após um recesso da construção entre os dias 19 de dezembro até 5 janeiro, vão começar a parte das novas fundações da ciclopassarela. “A nova ligação será entre a Praia do Canto, na altura da Igreja de Santa Luzia, e Jardim da Penha”.

Quais são as próximas etapas da obra?

Segundo a Secretaria de Obras da Prefeitura de Vitória, a sequência dos trabalhos seguirá com:

  • Adequação das áreas destinadas aos futuros atracadouros e serviços de apoio.
  • Conclusão da estrutura de apoio (lajes e pilares) ao longo das margens;
  • Implantação da rede de drenagem e pavimentação das áreas de passeio e ciclovia;
  • Montagem das passarelas de conexão entre as margens do canal;
  • Início das instalações dos equipamentos urbanos (quiosques, bancos, iluminação e sistemas de paisagismo).

Veja detalhes do projeto:

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória
Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

O Canal de Camburi é o trecho entre as pontes Governador Carlos Lindenberg, conhecida como Ponte da Passagem, até as pontes Ceciliano Abel de Almeida e Petrônio Portela, conhecidas como Ponte de Camburi.

A primeira etapa contempla, ao Norte, o trecho da orla a partir da rua Alberto Bela Rosa em Pontal de Camburi até as pontes e o mesmo trecho ao Sul os bairros Santa Luiza e Praia do Canto.

Projeto Vitóra de Frente para o Mar

As intervenções proposta integram o projeto “Vitória de Frente para o Mar” cujo objetivo é requalificar as orlas de Vitória. Será transformado aproximadamente 3,3 km de orla em um espaço integrado, acessível e moderno.

As intervenções são para construção de calçadas, ciclovias, píeres, atracadouros, jardins, mobiliário urbano, implantação e reforma de equipamentos públicos.

Também são previstas ações de melhoria da mobilidade urbana da região e criação de restaurantes, quiosques e pontos de pesca para fomentar atividades econômicas nos atrativos turísticos e gerar renda para os moradores.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

Fonte: Folha Vitória