Atendimento domiciliar: Agentes do município auxiliam na recuperação de pacientes acamados
Saber quais são as necessidades dos pacientes é essencial para salvar uma vida, sobretudo os que necessitam de atendimento especializado em domicílio, como idoso, pessoas com deficiência e em reabilitação.
Pacientes acamados ou que precisam de atendimento específico, mas que não conseguem se deslocar a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) pode contar com atendimento domiciliar em Viana. O serviço é realizado pela Secretaria de Saúde (SEMSA), por meio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Seu Belarmino, de 79 anos, é um dos atendidos pelo serviço. Ao realizarem atendimento nas casas dos moradores de Campo Verde, as equipes da UBS do bairro identificaram a necessidade de atendimento especial na residência do idoso. Ele se recupera de um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido há um ano. Nossos profissionais de saúde estão auxiliando em sua recuperação com fisioterapeutas do município.
Durante o mês de janeiro, a família repete as atividades ensinadas pelos profissionais, que retornam à residência para acompanhar a sua evolução do paciente.
Projeto Multidisciplinar
O projeto consiste na reabilitação física dos pacientes necessitados. É realizado nas UBS do município, com atividade coletiva de exercícios com foco na prevenção e controle da hipertensão e diabete, acompanhado da equipe da Estratégia em Saúde da Família. As atividades de educação física são analisadas de forma individual por equipe médica em visitas domiciliares.
Visita Domiciliar realizadas em 2022
· Medico: 624
· Enfermeiro: 867
· Cirurgião Dentista: 95
· Nutricionista: 09
O serviço tem apresentado melhor qualidade de vida aos pacientes acamados em domicílio e proporcionando apoio aos membros da família envolvidos no processo de cuidar.
Fonte: Prefeitura de Viana
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui