Assistência Social e Esporte se Unem em Parceria para Arrecadação de Alimentos

Assistência Social e Esporte se Unem em Parceria para Arrecadação de Alimentos

Você sabe o que têm em comum apreciadores do Jiu-Jitsu, os tralhadores do Ginásio do Tancredão e o Banco de Alimentos Herbert de Souza, mantido pela Secretaria de Assistência Social (Semas)? A melhor resposta está na junção de esforços no combate à fome e a garantia de segurança alimentar e nutricional das famílias em situação de vulnerabilidade em Vitória.

A afirmativa se sustenta com o volume de alimentos doados pelo público presente no Vitória Internacional Open IBJJF Jiu- Jitsu Championship 2023, realizado no Tancredão, que chegou a 546 quilos de alimentos não perecíveis (em especial, arroz, feijão, fubá e farinha de trigo), bem como na atuação da equipe do Tancredão e do Banco de Alimentos na coleta da arrecadação, triagem e organização em cesta (de até 20 quilos cada) para fazer chegar essas doações às famílias cadastradas pela assistência Social. Do total recebido, 14 kg precisaram ser descartados por estarem impróprios para o consumo (fora da data de validade, com a embalagem violada, contaminados por mofo e caruncho).

A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Semas, Roseane Fernandes, contou que a equipe do Banco de Alimentos ficou animada com o volume arrecadado e, já estuda a possibilidade de ampliação da parceria junto à equipe da Secretaria de Esportes.

“Queremos aproveitar o momento da entrega dos produtos para dar orientações de Segurança Alimentar e Nutricional. Queremos tornar essa ação permanente em todos os eventos esportivos realizados no Tancredão”, adiantou ela, após a reunião da equipe do Banco Alimentos com representantes da Secretaria de Esportes (Semesp).

 

“A reunião foi muito positiva. Combinamos que o Banco de Alimentos providenciará os materiais e orientações necessárias para a captação e armazenagem desses alimentos para garantir a segurança no consumo. Também estaremos a disposição para somar com a equipe da Semesp e captar os alimentos nos eventos esportivos”, acrescentou a nutricionista do Banco de Alimentos, Eliana Cirilo.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, se diz satisfeita com o trabalho de articulação que a Semas tem realizado com as demais políticas públicas no município de Vitória no enfrentamento à fome das famílias da cidade.

“Para que as famílias atendidas na rede socioassistencial consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza é necessário que todas as políticas estejam imbuídas nesse propósito”, reforçou Cintya.

Fonte: PMV