Arnaldinho lidera pesquisa e pode vencer no primeiro turno em Vila Velha
Pesquisa realizada pela Futura e publicada na tarde desta quinta-feira (9), em um site de notícias da Grande Vitória, mostra que o prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo tem a preferência do eleitorado canela-verde e pode vencer com folga no primeiro turno da disputa pela a reeleição.
No levantamento pré-eleitoral realizado pelo instituto, Arnaldinho aparece com 64,8% das intenções de votos, quando os eleitores são estimulados a escolher uma das opções de candidatos ao posto de prefeito da cidade.
A preferência do eleitorado por Arnaldinho já aparece na resposta espontânea, onde 53,9% responderam que se o pleito fosse hoje, votariam em Arnaldinho. O prefeito de Vila Velha aparece em primeiro lugar não apenas pesquisa espontânea – aquela que reflete o voto já decidido – mas também em todos os possíveis cenários da pesquisa estimulada.
Dos 500 eleitores ouvidos entre os dias 3 e 9 de abril. O segundo colocado – Coronel Ramalho (PL) – obteve apenas 5,3% das intenções de voto na pesquisa espontânea, e apenas 12,3% de intenções de voto na estimulada. Isso comprova o que a população canela-verde já sabe: o prefeito Arnaldinho Borgo será reeleito em primeiro turno.
Por fim, no quesito “rejeição”, Arnaldinho também foi o que apresentou o menor índice: 5,2%. O percentual pode ser ainda menor, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de 4,4%. Isso comprova a sua larga aceitação popular entre os eleitores de Vila Velha. Alguns candidatos, por exemplo, chegaram a mais a ser rejeitados por mais de 44% dos eleitores.
Metodologia da pesquisa
Foram realizadas 500 entrevistas por telefone assistido por computador, entre 3 e 9 de abril de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-08456/2024.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.