Aprenda como comprar peixes em boas condições para os pratos da Semana Santa

Aprenda como comprar peixes em boas condições para os pratos da Semana Santa

Quando for comprar frutos do mar para a Semana Santa, fique atento à qualidade do produto. É preciso verificar as condições dos peixes para que sejam não apenas saborosos, como também próprios e seguros para consumo.

O primeiro cuidado é com o próprio estabelecimento. Pescados e frescos devem ser resfriados em temperaturas entre -2°C e 2°C. Os balcões devem indicar a temperatura ou os pescados devem estar cobertos com gelo.

Preste atenção também às condições físicas dos pescados. Quando estão frescos, peixes apresentam olhos brilhantes e salientes.

Atenção às escamas e às guelras. Escamas precisam estar unidas entre si, fortemente aderidas à pele e brilhantes. Guelras devem ter coloração que vai do rosa ao vermelho intenso, além de estarem brilhantes e sem viscosidade.

Verifique também o odor do peixe. Peixes possuem um odor forte característico, mas não pode ser insuportável ou nauseante. De outra forma, pode estar em condições inadequadas.

Lembre-se de dar preferência a estabelecimentos limpos e adequados, com funcionários uniformizados e asseados. Verifique se o local passa por fiscalização da Vigilância Sanitária.

(Fonte: A Tribuna. Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)