Aprenda como comprar peixes em boas condições para os pratos da Semana Santa

Quando for comprar frutos do mar para a Semana Santa, fique atento à qualidade do produto. É preciso verificar as condições dos peixes para que sejam não apenas saborosos, como também próprios e seguros para consumo.
O primeiro cuidado é com o próprio estabelecimento. Pescados e frescos devem ser resfriados em temperaturas entre -2°C e 2°C. Os balcões devem indicar a temperatura ou os pescados devem estar cobertos com gelo.
Preste atenção também às condições físicas dos pescados. Quando estão frescos, peixes apresentam olhos brilhantes e salientes.
Atenção às escamas e às guelras. Escamas precisam estar unidas entre si, fortemente aderidas à pele e brilhantes. Guelras devem ter coloração que vai do rosa ao vermelho intenso, além de estarem brilhantes e sem viscosidade.
Verifique também o odor do peixe. Peixes possuem um odor forte característico, mas não pode ser insuportável ou nauseante. De outra forma, pode estar em condições inadequadas.
Lembre-se de dar preferência a estabelecimentos limpos e adequados, com funcionários uniformizados e asseados. Verifique se o local passa por fiscalização da Vigilância Sanitária.
(Fonte: A Tribuna. Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Jornalista, formado em Gestão Pública e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político há mais de 15 anos.