Apoio à Cultura: Setor Cultural de Vitória é beneficiado com investimentos de mais de R$ 3,1 milhões
O setor cultural da capital capixaba só tem motivos para comemorar. Nesta quarta-feira (10), foram assinadas as minutas dos termos de compromisso cultural da Lei Paulo Gustavo, que injetarão mais de R$ 3,1 milhões em 74 projetos contemplados pelos editais 001 e 002/2023. A assinatura ocorreu na sede da PMV.
Os editais são destinados a artistas, produtores culturais, técnicos ou agentes da área artística e cultural, empresas ou instituições do setor, com ou sem fins lucrativos, domiciliados ou sediados no município de Vitória, com comprovação de experiência mínima no setor artístico-cultural de, pelo menos, um ano.
São abrangidas as áreas de apoio à produção, difusão e fomento do audiovisual e também apoio a cultura popular, espaços e coletivos culturais de Vitória.
Os termos que distribuem recursos provenientes do Ministério da Cultura e Governo Federal foram assinados pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhado pelo secretário municipal de Cultura, Edu Henning e também por artistas e produtores culturais da capital.
“Estamos reunidos com 74 projetos culturais que recebem o maior investimento da história da nossa capital. Cultura e educação estão entrelaçados e transformam a realidade das pessoas. Eu tenho muita gratidão pelo trabalho de vocês. Tenho certeza de que este é um passo significativo para que de fato a cidade possa respirar um ambiente cultural democrático, livre, plural e sobretudo construído de maneira coletiva”, declarou o prefeito.
“É muito importante o que a gente está fazendo, mas muito mais importante é o que vocês estão recebendo e que vocês podem gerar para que a gente faça da nossa cidade uma cidade melhor, maior e mais fortalecida. Nós estamos aqui representando a cultura, um segmento importantíssimo da sociedade que pode mudar a nossa cidade, pode mudar o nosso estado e pode mudar o nosso país. Nesse momento tão importante é preciso entender que todos, juntos, temos força. É preciso cada vez mais trabalhar com a certeza da união. Somados a outros editais em curso, a verba de sete milhões que vai passar pela Secretaria de Cultura não tem peso nenhum se a gente não souber aproveitar, se a gente não souber fazer, se a gente não tiver união”, enfatizou o secretário.
“Entreguem o melhor possível. Mostrem que vocês são demais, são sensacionais e vão fazer melhor. Eu quero agradecer muito. Vocês não têm a noção da importância de vocês aqui nesse instante. Podemos e devemos mudar a história da nossa cidade a partir do que a gente sabe fazer melhor: a cultura simples”, finalizou, Henning.
Abraço à cultura
“A Cultura voltou!”. Foi com essa frase que a produtora, atriz e palhaça, Elenice Moreira, parabenizou a Prefeitura de Vitória.
“Quero parabenizar o prefeito Lorenzo Pazolini e o secretário Henning por não deixar a oportunidade passar, por não deixar o dinheiro voltar para o Governo Federal. Em muitos municípios isso infelizmente acontece o que para a classe artística é um retrocesso. Quero reforçar os meus parabéns a Secretaria e à equipe que não mediu esforços para que essa lei fosse colocada em prática. Uma decisão construída coletivamente para que mais produtores e artistas pudessem ser contemplados. Vitória só ganha com esses 74 projetos que vão estar aí, levando para os munícipes cultura de graça, levando cultura de qualidade. A cultura voltou! É preciso enaltecer essa nova onda, essa representatividade, este abraço à cultura, porque a cultura é tudo. Vamos em frente”, conclamou a artista.
Educação
Contemplado pelo edital de audiovisual, Walmyr Alcântara, do projeto “Cineclubismo”, ressaltou a importância da Lei Paulo Gustavo também para a educação.
“Uma das coisas que mais me alegra é ver que esse é um edital que contempla a escola, contempla a educação. Existe um diálogo entre cultura e educação. O nosso cineclub, o nosso projeto, acredita bastante nisso. Eu quero ainda parabenizar a prefeitura pela possibilidade de lançar um edital que foi muito claro para nós, um edital que contempla muitas áreas, não só audiovisual e literatura, mas as artes em geral”, destacou Walmyr.
“Eu sou professor de língua portuguesa, trabalho na escola pública, e percebo muitos avanços. A cultura não como um nariz em pé, mas a cultura como um veículo de democratização entra na escola e muda a realidade. A gente tem um papel fundamental nisso e eu, com esses anos de caminhada, percebi o quanto que os agentes culturais da nossa cidade são incríveis e fundamentais”, finalizou.
Os editais
Propostas para apoio à produção, difusão e fomento do audiovisual
Chamamento nº 001/2023 aborda propostas para produção, pós-produção ou finalização de videoclipe, curta, média ou longa-metragem, nos gêneros de: ficção, documentário ou animação; propostas visando o apoio a reformas, restauros, manutenção e funcionamento de salas de cinemas, cinemas de rua ou itinerantes, que tenham atividades na cidade de Vitória; propostas de formação, qualificação e difusão do audiovisual, apoio a mostras e festivais, apoio à pesquisa, preservação e memória e apoio a cineclubes.
Propostas para apoio a cultura popular, espaços e coletivos culturais de Vitória
O Chamamento nº 002/2023 consiste em beneficiar propostas de produção e realização de 01 festival de apresentações das escolas de samba dos grupos de acesso de Vitória; apoio a grupos de cultura popular de Vitória, como: grupos de capoeira, grupos de congo, desfiadeiras de Siri, paneleiras de Goiabeiras, grupos de arraiás, povos quilombolas, entre outros; fomento a execução de ações artístico-culturais de coletivos e espaços culturais de Vitória.
O resultado final foi divulgado por meio do Diário Oficial do Município do último dia 05 de março.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.