Capixabas terão que mudar rotina: mercados fecham aos domingos

Capixabas terão que mudar rotina: mercados fecham aos domingos

Os capixabas terão que mudar a rotina de compras a partir de março. O próximo domingo será o último com supermercados abertos no Espírito Santo antes do início do período de fechamento previsto na nova Convenção Coletiva de Trabalho do setor.

A partir de 1º de março, hipermercados, atacarejos, mercearias, hortifrutis e supermercados em geral passam a fechar aos domingos, obrigando os consumidores a se organizarem para comprar principalmente aos sábados e segundas-feiras. O setor já projeta aumento no movimento nesses dois dias e reforço de equipes para dar conta da demanda.

Empresários veem pontos positivos na mudança. Além da dificuldade para contratar mão de obra, muitos relatam prejuízos operacionais ao manter lojas abertas no domingo. Para o comerciante José Henrique Neffa, a decisão reflete uma realidade do setor: falta gente para trabalhar até mesmo durante a semana.

Já William Carone Júnior, diretor do Carone, aponta que o fechamento pode reduzir problemas recorrentes de faltas e apresentação de atestados médicos em datas de grande movimento. Segundo ele, não há expectativa de reabertura aos domingos antes da próxima rodada de negociação coletiva, prevista para o fim de outubro.

Especialistas avaliam que o impacto da medida vai além do faturamento. O economista Sebastião Demuner destaca que o debate envolve qualidade de vida e organização do trabalho no comércio. Embora haja empresários que defendam a abertura aos domingos para ampliar vendas, o momento atual aponta para um ajuste no modelo de funcionamento do setor.

A mudança é resultado de acordo firmado entre o Sindicomerciários e a Fecomércio-ES, que definiu o descanso dominical para trabalhadores do comércio de gêneros alimentícios e material de construção entre 1º de março e 31 de outubro de 2026. Após esse período, as regras podem ser revistas em nova negociação coletiva.