Ano Eleitoral: Obras Prioritárias Anunciadas pelos Prefeitos de Vitória, VV e Cariacica

Ano Eleitoral: Obras Prioritárias Anunciadas pelos Prefeitos de Vitória, VV e Cariacica

O ano de 2024 chega e, entre tantas expectativas que tudo corra bem, vem também a lembrança de que teremos eleições municipais e que é hora de avaliar bem os trabalhos executados, o que ficou a desejar e, claro, qual a melhor escolha para ir às urnas daqui alguns meses.

Para facilitar a vida do eleitor da Grande Vitória, fomos atrás dos prefeitos das principais cidades ouvir, diretamente deles, o que foi feito durante os anos de mandato, o que falta entregar em 2024 e, claro, se são candidatos à reeleição este ano. Foram ouvidos os prefeitos de Vitória, Vila Velha e Cariacica. A assessoria de Sérgio Vidigal, prefeito da Serra, não respondeu a reportagem.

Começamos por Vitória, capital do Estado governada por Lorenzo Pazolini (Republicanos). Pazolini já foi delegado de polícia, deputado estadual e está em seu primeiro mandato como prefeito. Para 2024, ele ainda evita falar sobre reeleição, mas tem planos de realizar entregas em diferentes áreas do município, como educação, cultura e infraestrutura, com um robusto investimento em toda a cidade.

“São grandes e importantes intervenções em andamento, dentro do pacote de investimentos de quase R$ 2 bilhões na cidade. Vamos entregar o Mercado da Capixaba, que contará com atividades ligadas aos campos de arte, gastronomia, culinária, cultura e empreendedorismo, com diversos valores culturais de Vitória e do Espírito Santo”, comenta o prefeito, que também fala sobre novas unidades de ensino, orla em São Pedro e as obras do mergulhão na avenida Dante Michelini, em Camburi.

Além das obras, Pazolini ainda diz estar focado no trabalho social pelo município e garante ter investimentos importantes em andamento para a cidade. “Nós temos, de fato, conseguido avançar na melhoria das políticas públicas para a população. (…) Intensificamos nossas ações voltadas para políticas habitacionais, buscando aprimorar as condições de moradia nas áreas de interesse social no município. No total, 158 famílias já conquistaram habitações próprias nesta gestão, dentro do Programa Casa Feliz e Segura, com a entrega de TV´s, geladeiras e fogão”, garante.

Vila Velha

Quem também está em sua primeira gestão como prefeito e focado no desenvolvimento social da cidade é Arnaldinho Borgo, de Vila Velha. Em entrevista para o ES Hoje, ele fala com segurança sobre o que o motiva no campo político e quais as expectativas para o último ano de sua atual gestão.

“Sempre que me perguntam sobre nosso mandato, respondo que o maior legado é ter devolvido a cidade para as pessoas. Agora vejo as pessoas felizes e com orgulho de dizer que são de Vila Velha, que são canela-verde. Quando chegamos os moradores da Região 5, da Grande Terra Vermelha, diziam que para ter acesso a um serviço tinham que ir a Vila Velha. Ou seja, não se sentiam pertencentes à cidade e isso me doía, não admitia isso. Trabalhamos muito nesses três anos, colocamos a máquina pública para servir aos munícipes. Sem dúvida cuidar das pessoas é o nosso maior legado”, discursa o prefeito que, assim como o colega de Vitória, evita cravar que será candidato à reeleição pelo município.

Questionado sobre as entregas para 2024, Arnaldinho não promete nada mirabolante, mas garante continuidade para o que vem sendo feito pelo município desde o início da gestão. “Para o próximo ano é continuar trabalhando com a mesma intensidade desses primeiros três anos. Entregar as sete unidades básicas de saúde, que estamos construindo simultaneamente (…). Estamos com obras de infraestrutura em todos os bairros e vamos entregar obras estruturantes, como novos quilômetros de rede de drenagem, ruas pavimentadas, novas estações de bombeamento, galerias para escoamento das águas de chuva”, garante o prefeito, que também espera entregar sete novas escolas até o fim do ano.

Dias de glória em Cariacica

Assim como Lorenzo e Arnaldinho, que são francos candidatos à reeleição por seus municípios, mas evitam anunciar isso com antecedência, Euclério Sampaio tem uma postura de pré-candidato muito clara em Cariacica e, provavelmente, já se prepara para o pleito nos bastidores.

Sobre entregas, Euclério tem vivido dias de glória em Cariacica, com a recente inauguração da “Orla de Cariacica”, um grande projeto de paisagismo que foi muito criticado, mas que recebeu apoio direto do governo do Estado. Euclério também conta com entregas importantes no currículo, como escolas em tempo integral, praças e vias públicas.

Para 2024, o prefeito fala em obras viárias e para o tão esperado Mercado Municipal. “Temos de entregar o mercado municipal, avançar bastante na construção do primeiro viaduto, anunciar o segundo viaduto, fazer drenagem e pavimentação, e gerar emprego e renda para nossa população”, elencou como algumas das prioridades para o ano que vem.

 

Reprodução: ES Hoje