Anjos da Guarda: alunos conhecem o Centro de Operações da GMVV
Os alunos da UMEF Joffre Fraga, do Vale Encantado, tiveram a última aula do projeto “Anjos da Guarda”. Para fechar com chave de ouro, os 30 alunos do projeto conheceram o Centro de Operações da Guarda Municipal de Vila Velha.
Além de conhecer como funciona o videomonitoramento e a Guarda Municipal, os alunos aprenderam o código Q, que é um sistema padronizado de comunicação de código de três letras usado em transmissões de rádio. Depois da aula, a turma realizou um treinamento com os agentes da ROMU. Além de todas as atividades, os alunos puderam conhecer as viaturas e até deram uma volta.
Luiz Fernando, de 13 anos, gostou muito das aulas: “Gostei das aulas, mas amei fazer o treinamento com o pessoal da ROMU. Futuramente, quero servir ao exército ou à polícia”.
Kaylan dos Santos, da mesma idade, também quer ser um agente da segurança pública. “Gostei muito de participar do projeto, pude conhecer como funciona a Guarda Municipal. Jamais vou esquecer a aula de moral e cívica, aprendi muita coisa, como o significado dos símbolos”, ressaltou.
“Durante o projeto, os alunos passam por várias aulas, como educação no trânsito, meio ambiente, empoderamento feminino, bullying e outros temas. Aqui eles aprendem a trabalhar em grupo, a respeitar o próximo e muito mais. Os alunos começam o projeto de um jeito e terminam completamente diferentes. Além disso, aproxima a Guarda Municipal deles e, assim, passam a entender que a instituição está do lado deles”, afirma Landa Marques, comandante da Guarda Municipal de Vila Velha.
O secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes dos Santos, ressalta a importância desse projeto. “Esse projeto vem ao encontro de trazer prevenção e acolhimento às nossas crianças e adolescentes. Estamos plantando uma sementinha hoje, para colhermos no futuro. Tenho certeza que daqui sairão futuros Guardas Municipais”.
Para a inspetora Lígia Vazzoler, da Inspetoria Escolar, o projeto Anjos da Guarda é um marco: “Essa é a terceira turma que estamos formando. Eles aprendem sobre direitos humanos e valores, que fazem parte da formação de cada um. Trazer esses valores para dentro da sala de aula é extremamente importante”, disse.
A secretária municipal de Educação, Adriana Chagas Meireles, ressaltou a importância do projeto: “Essa é a terceira turma e não vamos parar. Esse projeto transforma os alunos que participam. Eles ficam mais disciplinados dentro da sala de aula”.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui