Alunos Conscientes: CIPA Escolar Incentiva a Importância da Vacinação.

Alunos Conscientes: CIPA Escolar Incentiva a Importância da Vacinação.

Para aumentar a segurança e bem-estar dos alunos, algumas escolas municipais de Vila Velha estão instituindo uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) nas próprias unidades. Formado por alunos e servidores, o grupo atua com o objetivo não somente de ajudar a prevenir acidentes, mas também doenças e quaisquer formas de violência nas instituições de ensino.

A UMEF Professor Luiz Malizeck, no Divino Espírito Santo, por exemplo, é uma das escolas que implementou a comissão. A iniciativa surgiu após a professora de História Larissa Milanezi Fabriz Caprara passar por um treinamento promovido pelo Projeto Segurança e Saúde nas Escolas, organizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-ES). Foram abertas as inscrições para participação dos alunos interessados e, em seguida, uma votação interna com alunos de 8º e 9º anos definiu os quatro estudantes que iriam compor a CIPA.

A primeira atividade foi de orientação e sensibilização sobre a importância de manter atualizado o cartão de vacina. Nessa mobilização, coordenada pelas professoras Mariana Bravin (Geografia) e Larissa Fabriz (História), os próprios alunos criaram informativos e distribuíram os folhetos para toda a escola, além de exibirem vídeos educativos sobre o tema.

A atividade fez parte de uma grande campanha para aumentar a adesão a uma ação de vacinação que ocorreu na própria escola, nesta quarta-feira (27). Essa iniciativa de vacinação na UMEF Professor Luiz Malizeck foi exclusiva para os alunos do 1° ao 5° ano, em parceria com a Unidade Básica de Saúde local e a Universidade de Vila Velha (UVV).

Para a diretora da unidade, Juliana Dellecrode Calenzani, o movimento foi importante para conscientizar não apenas os estudantes, mas também suas famílias.

“A campanha foi um grande esforço coletivo e que teve ótimos resultados. Foram vacinadas cerca de 100 crianças na escola e também muitas famílias procuraram depois a unidade de saúde de referência para atualizar o cartão vacinal das crianças porque muitos pais gostam de acompanhar os filhos no momento da aplicação”, contou.

Os esforços da CIPA não ficam restritos aos muros da escola. Os temas e atividades desenvolvidos estão sendo divulgados por meio do perfil oficial da escola no Instagram, alcançando não apenas a comunidade escolar, mas também o público em geral. Além disso, o projeto está concorrendo a uma premiação do Ministério Público do Trabalho (MPT-ES).

CIPA Escolar

A CIPA escolar tem atuado ainda com ações para combate ao bullying e para a difusão da Lei Federal n.º 13.722 (conhecida como “Lei Lucas”), sobre noções básicas de primeiros socorros nas unidades de ensino. Além da UMEF Luiz Malizeck, foi implantada a comissão nas escolas UMEF Ofelia Escobar, UMEF Antonio Bezerra de Farias, UMEF Leonel de Moura Brizola e UMEF Juiz Jairo de Mattos.

Vila Velha é o único município do Estado a aderir a essa mobilização de incentivo à CIPA Escolar junto ao MPT por ter sido o mais premiado na edição 2022 do Projeto Segurança e Saúde nas Escolas.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha.