Alerta Janeiro Branco: Caminhada Sensibiliza População sobre Saúde Mental

Alerta Janeiro Branco: Caminhada Sensibiliza População sobre Saúde Mental

O primeiro mês do ano é marcado pelo movimento Janeiro Branco, uma campanha que visa sensibilizar a população sobre a importância da saúde mental.  E este mês não foi escolhido ao acaso. Janeiro simboliza um novo começo, um momento propício para reflexão e a criação de novos objetivos, incluindo o cuidado com a saúde mental. A cor branca representa a ideia de uma página em branco, onde novas histórias podem ser escritas.

Na campanha Janeiro Branco de 2024, ano em que completa 10 anos de existência, o tema escolhido é “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?”. O tema não só enfatiza a urgência em tratar da saúde mental, mas também transmite esperança, indicando que ações preventivas podem evitar o agravamento de condições de saúde mental e contribuir para um equilíbrio maior na vida.

Para chamar atenção da população quanto a importância de falar sobre a promoção e cuidados com a saúde mental, os acolhidos e trabalhadores do Abrigo para Pessoas em Situação de Rua com Transtorno Mental (AT1) farão uma grande caminhada, nesta quinta-feira (25). A caminhada “Janeiro Branco” vai começar às 8h30, em frente ao AT1, localizado na avenida Paulino Muller, 403, Ilha de Santa Maria.

De acordo com a gerente de Proteção Social de Alta Complexidade, Anacyrema Silva, esta é mais uma oportunidade de mostrar para a sociedade a importância da prevenção, cuidados com as doenças relacionadas à saúde mental e a essencialidade do cuidar das pessoas com algum tipo de doença ou transtorno mental.

Anacyrema contou que estudos apontam pessoas em situação de rua com a tendência a não se reconhecerem como detentoras de direitos e, por isso, apresentam agravos à saúde física e mental. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.

A secretária de Assistência Social em exercício, Carla Scardua, reforçou que as ações desenvolvidas pela Assistência Social visam a garantia do direito dessa população, cuja as intervenções são mais eficientes com a articulação de outras políticas públicas.

Fonte: Prefeitura de Vitória