Governo Federal Investe em Cinco Novas Estações do Aquaviário no ES

Governo Federal Investe em Cinco Novas Estações do Aquaviário no ES

Vitória deve ganhar três novas estações, Vila Velha uma e a outra ficará em Cariacica. Anúncio foi realizado nesta sexta (26)

O Espírito Santo pode receber R$ 30 milhões do governo federal para a construção de cinco novas estações do aquaviário. Segundo o governo do Estado, estão previstos novos pontos de embarque e desembarque em Vitória, Vila Velha e Cariacica.

O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (26) durante a apresentação dos novos eixos do PAC Seleções do Governo Federal. O governado do Estado, Renato Casagrande, acompanhou o evento em Brasília.

As novas estações do aquaviário devem ser implantadas na Rodoviária da Vitória, no Centro da Capital, na altura da Praça Pio XII, e outra próximo ao antigo Terminal Dom Bosco.

Em Vila Velha, deve ser implantada uma estação na altura do Museu da Vale. Já em Cariacica, a estação deve ser construída na orla de Porto de Santana.

Obras do PAC no Espírito Santo

As obras fazem parte da seleção de Mobilidade – Grandes e Médias Cidades dentro do PAC, da qual se priorizam obras voltadas ao transporte coletivo que atendem grandes centros urbanos, reduzindo o tempo de viagem e a emissão de poluentes, bem como a mobilidade ativa.

Após mais de duas décadas sem o serviço, nós retomamos o aquaviário em agosto do ano passado, muito mais moderno. Os barcos têm ar-condicionado, bicicletário, wi-fi e integração com o Transcol. Agora, o Estado foi contemplado com recursos para ampliar esse serviço com mais cinco estações que vão contribuir para que mais pessoas possam utilizá-lo. Porque além da mobilidade, o aquaviário é uma grande oportunidade para o turismo”, afirmou o governador.

Atualmente, o sistema aquaviário conta com três estações de embarque: uma em Porto de Santana, em Cariacica, uma na Praça do Papa, em Vitória, e uma na Prainha, em Vila Velha.

Os pontos onde ficam as estações foram definidos após a realização de estudos que levaram em consideração critérios como demanda de passageiros, conexões com linhas de ônibus e ciclovias ou ciclorrotas, impactos socioambientais, entre outros.

A tarifa é a mesma do Transcol (R$ 4,70) e os dois sistemas são integrados. Quem iniciar a viagem em uma linha do Transcol e for concluir o trajeto com o aquaviário (ou vice-versa), pagará a tarifa somente no primeiro embarque. Para isso, será necessária a utilização do CartãoGV.