Vila Velha celebra aniversário e se destaca como cidade ideal para envelhecer
No próximo dia 23 de maio, a cidade de Vila Velha, município no Espírito, celebra 489 anos de existência. Este ano, as festividades ganham um novo motivo de comemoração, já que a cidade foi reconhecida como a 14ª melhor para envelhecer no país na categoria Cidades Grandes, segundo o IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade), divulgado em 2023 pelo Instituto de Longevidade MAG.
O IDL mensura o preparo das cidades brasileiras para a longevidade, por meio de três pilares: economia, socioambiental e saúde. Em sua terceira edição, o índice contou com 23 critérios distintos para avaliação de cada pilar, utilizando os dados de fontes oficiais, como INSS, IBGE, Ministério da Saúde, Ministério da Fazenda, Tesouro Nacional, entre outros.
“Vila Velha é um exemplo de cidade que se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida de seus habitantes. O reconhecimento no estudo é uma prova disso, e estamos orgulhosos em destacar os esforços da cidade em promover uma vida tranquila e saudável para os longevos,” afirma Antonio Leitão, Gerente do Instituto de Longevidade MAG.
Dados revelados pelo IDL que confirmam as afirmações acima são, por exemplo: Vila Velha tem a 24ª maior expectativa de vida aos 60 anos e o 89º menor endividamento municipal (Dimensão Economia); a 6ª no engajamento cívico de idosos (Dimensão Socioambiental); e, por fim, está em 64ª na posição de procedimentos hospitalares e 94 ª em número de profissionais de saúde (Dimensão Saúde).
O Instituto de Longevidade MAG, em colaboração com a comunidade de Vila Velha, não apenas celebra a história da cidade, mas também vislumbra um futuro promissor como um destino de excelência para desfrutar da longevidade.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.