Estudantes ficam encantados com visita educacional ao parque cultural reserva Vitória
Estimular o gosto pela arte contemporânea, oportunizando um aprendizado cultural único. Estudantes do 8º e do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Experimental de Vitória – Ufes, participaram de uma visita educativa ao Parque Cultural Reserva Vitória, localizado na Enseada do Suá.
Os educandos ficaram encantados com as sete esculturas artísticas instaladas no local, que permitem relacionar o parque com a arte e a cidade por meio de um aprendizado que vai desde a compreensão de espaços públicos como espaços culturais às noções de patrimônio e cidadania. Além disso, eles conheceram as curiosidades sobre as obras por meio da visita mediada do projeto “Reserva Arte”.
Para a estudante Emmanuelly Conrado, o contato presencial com a arte é de suma importância para um aprendizado efetivo, além do contato com fotos, vídeos e materiais pedagógicos.
“Eu gostei muito da exposição. Acredito que passeios educativos a museus, galerias etc., abrem nossos olhos artísticos e aprimoram nossa criatividade. Todas as obras nos fizeram enxergar além do que o artista diz que é, cada uma nos fez pensar fora da caixa, enxergando tudo com um olhar mais sensível e profundo. O melhor de tudo é que não precisa ser um gênio da arte para falar o que sentiu vendo aquela obra”, destacou a estudante.
Nesse sentido, a estudante Maryah Eduarda, da mesma turma, também conta que ficou encantada com as diversas possibilidades oferecidas pela visita ao parque cultural.
“Eu tive uma experiência incrível, foi muito legal vivenciar as obras de perto, tocar, escutar a história por trás e aprender sobre seu significado. Todas as obras impecáveis, criativas e reflexivas! No fim, fizemos uma intervenção com toda a turma, onde fazíamos um desenho coletivo. Realmente muito legal, vale a pena visitar!”, expressou a estudante.
A proposta de levar os estudantes para uma visita educativa ao local foi idealizada pela professora de arte, Juliana Amorim, que também acompanhou as turmas. Segundo a educadora, o objetivo principal era oportunizar aos estudantes reflexões e diálogos sobre e com a arte contemporânea.
“Os estudantes puderam perceber que as vivências diante das obras são muito enriquecedoras para sua aprendizagem, pois existem detalhes que só podem ser analisados e percebidos durante a apreciação estética no local expositivo. Pretendemos neste retorno escolar realizar nossa exposição artística embasada na apreciação das esculturas e na arte contemporânea”, pontuou.
As obras de arte contemporânea são dos artistas plásticos capixabas Sandro Novaes e Vilar, e também de artistas nacionais como José Spaniol, Adrianna Eu, Thainan Castro, Antônio Bokel e José Bechara.
Parque Cultural Reserva Vitória
O Reserva Arte é um projeto de arte educação para o Parque Cultural Reserva Vitória, por meio de visitas educativas agendadas ao seu espaço para as escolas públicas municipais de Vitória. As visitas educativas do projeto são propostas de mediação com experiências artísticas realizadas por educadores no Parque Cultural Reserva Vitória, a fim de promover diálogos da arte com o universo cultural de crianças e adolescentes por meio de atividades criativas e pedagógicas pelo viés das artes.
O projeto contempla ações educativas de caráter lúdico, estético, prático e criativo que aproximam o público dos processos artísticos dos artistas, de modo a estimular a imaginação e a criação na formação individual e coletiva de cada participante e seu núcleo de convivência. As experiências artísticas, junto com propostas de mediação, compõem as visitas, permitindo maior aproximação do público escolar com a experiência estética na arte contemporânea.
Fonte: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.