Pesquisa Nacional Aponta Possível Vitória de Pazolini no Primeiro Turno

Pesquisa Nacional Aponta Possível Vitória de Pazolini no Primeiro Turno

Vitória, ES – Em nova pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Paraná, divulgada nesta quarta-feira(03), o atual prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), aparece como o grande favorito nas intenções de voto para as eleições municipais de 2024, apontando mais uma vez a forte tendência de eleição em 1º turno.

A pesquisa, que consultou 800 eleitores entre os dias 28 de junho e 2 de julho de 2024, revela um cenário de consolidada preferência pela reeleição de Pazolini.

Na principal pergunta do levantamento — “Se as eleições para Prefeito de Vitória fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?” — Pazolini obteve 48,1% das intenções de voto, destacando-se à frente dos demais candidatos.

Em um segundo cenário estimulado, em que a pergunta foi: “Se as eleições para Prefeito de Vitória fossem hoje e os candidatos AGORA fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?”, Pazolini alcançou 48,5% das preferências, confirmando seu favoritismo.

A pesquisa teve como objetivo avaliar a situação eleitoral para o Executivo Municipal em 2024. Os dados foram coletados por meio de entrevistas pessoais conduzidas por uma equipe especializada e treinada pela Paraná Pesquisas.

Com uma amostra de 800 eleitores, a pesquisa possui um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.

A amostragem foi feita em duas etapas: primeiro, um sorteio probabilístico das localidades utilizando o método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), e, em seguida, a seleção dentro das localidades com quotas proporcionais considerando variáveis como gênero, faixa etária, escolaridade e renda domiciliar mensal.

 

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-04886/2024, conforme a Resolução-TSE nº 23.600/2019, a pesquisa reforça a posição de Pazolini como o principal candidato na corrida eleitoral para a prefeitura de Vitória.