No Palco da Inclusão: Ivan Baron Desembarca no Espírito Santo para Congresso de Acessibilidade
Começa na segunda-feira (4) o maior evento de inclusão e acessibilidade do Espírito Santo – Reconecta. Realizado pelo Ministério Público do Trabalho, o encontro é aberto ao público e gratuito, estendendo-se até o dia 7 de dezembro.
Os quatro dias de conferência contam com uma programação cheia de palestras com lideranças regionais e nacionais. Entre elas, destaca-se a presença do influenciador digital Ivan Baron, que ficou conhecido por ter entregado a faixa presidencial ao Lula durante sua posse. Com 24 anos e paralisia cerebral, o rapaz se apresenta como “influenciador da inclusão”, colecionando mais de 500 mil seguidores nas suas redes sociais, onde luta contra o capacitismo.
Baron inaugura as conferências do Reconecta na segunda-feira, às 17h30, compartilhando não apenas sua história pessoal, mas também sua batalha em prol da inclusão. Ele está envolvido nessa causa desde 2018 nas redes sociais. Graduado em pedagogia, ele é autor do ebook informativo “Guia Anticapacitista” e atualmente atua como embaixador da Campanha Nacional de Vacinação.
A Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade, Reconecta, ocorrerá de 4 a 7 de dezembro no Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, na Enseada do Suá, Vitória. O evento, gratuito e aberto ao público das 14h às 19h, oferecerá 80 horas de programação simultânea dedicada à busca por soluções e políticas de integração, inclusão e acessibilidade.
Organizado pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condef) e a Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES), em conjunto com órgãos públicos, instituições, entidades, conselhos de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e parceiros do setor privado.
A Procuradora do MPT-ES, Vice-Coordenadora Nacional e Coordenadora Regional da Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho), Fernanda Barreto Naves, enfatiza a importância da inclusão em todos os meios, principalmente no âmbito do trabalho.
“A INCLUSÃO GARANTE UMA MAIOR PLURALIDADE, SEJA DE PESSOAS, SEJA DE IDEIAS, SEJA DE VISÕES DE MUNDO, O QUE CULMINA EM UM AMBIENTE MUITO MAIS CRIATIVO E PRODUTIVO.
“As pessoas trabalhadoras tornam-se mais motivadas, unidas e engajadas, aumentando, também, a solidariedade. O meio fica bem mais saudável e acolhedor, pois as diferenças existentes servem sempre para somar.”
Além das conferências, o Reconecta contará com uma agenda cultural diversificada, oferecendo uma ampla gama de atividades artísticas e apresentações culturais. Grandes empresas também estarão presentes para oferecer vagas e compartilhar boas práticas de inclusão. Pessoas com deficiência e reabilitados terão a oportunidade de se inscrever nos processos seletivos durante o evento. Mais de 740 vagas já foram disponibilizadas no site. Todos são convidados a participar e se inscrever de forma gratuita em reconectaes.com.br
Serviço
- Data: 4 a 7 de dezembro (segunda-feira a quinta-feira)
- Horário: 14h às 19h
- Local: Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região
- Endereço: Av. Nossa Sra. dos Navegantes, 1245 – Enseada do Suá, Vitória
- Informações: com.br
- Mural de Vagas: com.br/mural-de-vagas/
- Inscrições para Palestra: com.br/e/reconecta2023
- Palestrantes: com.br/palestrantes/
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.