Madrugada tem Lei: Guarda de Vitória realiza ação de fiscalização e prevenção
Em uma operação de fiscalização e prevenção, a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) realizou, na madrugada desta terça-feira (12), a operação Madrugada Tem Lei, com foco em reduzir o número de sinistros com vítimas e punir o condutor que infringe a lei e dirige sob efeitos de álcool.
Durante a ação, que durou aproximadamente 2 horas, 39 veículos e 5 motocicletas foram abordados e o teste de alcoolemia foi ofertado a todos os condutores. Dentre as abordagens, 13 autos de recusa foram registrados.
O álcool, sendo um dos principais fatores de risco no trânsito para acidentes com vítimas fatais, está cada vez mais recorrente entre motoristas que transitam pela cidade durante a madrugada. Pensando nisso, foi implantada a Madrugada Tem Lei, com foco na alcoolemia.
Para minimizar ainda mais essas práticas irregulares e promover a mudança de comportamento dos condutores, as ações da Guarda Municipal estão sendo reforçadas na madrugada.
Ao todo, 19 autos de infração de trânsito foram registrados, sendo 13 autos de recusa, dirigir sem CNH, permitir que outra pessoa dirigia sem CNH, sistema de iluminação e de sinalização alterado, conduzir veículo sem equipamento obrigatório e conduzir veículo que não esteja licenciado.
“O planejamento dessas ações com foco em alcoolemia contribui para uma proximidade com a sociedade, demonstra que o poder público se preocupa em reduzir os índices de acidentes, uma vez que essas ações retiram das vias potenciais riscos a segurança viária. De forma estratégica e programada, vamos intensificar esse tipo de fiscalização, pois percebemos que o resultado vem contribuindo para a redução do índice de sinistros, principalmente durante a noite e madrugada”, disse o Gerente de Trânsito da Guarda, Marcelo Paraguassú.
A operação de fiscalização da madrugada faz parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.