Ação inédita e gratuita: Prefeitura e Conafer realizam o primeiro ciclo de inseminação artificial em bovinos

Ação inédita e gratuita: Prefeitura e Conafer realizam o primeiro ciclo de inseminação artificial em bovinos

O Programa Municipal de Incentivo à Pecuária realizou uma ação inédita: o primeiro ciclo de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) para melhoramento genético dos rebanhos leiteiro e de corte do município. A parceria, que atendeu cinco produtores da região, é via acordo de cooperação técnica com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer), que distribuirá 600 doses até o final do ano. As inscrições para os interessados em participar do processo seletivo estão abertas até o dia 16 de julho, e o público-alvo são os pequenos produtores e os produtores familiares.

 

O secretário Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento, Fabrício Fardin, acompanhou a realização do primeiro dia de inseminação dos animais.

“Esta é mais uma ação do Programa Municipal de Incentivo à Pecuária, voltado para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva da pecuária de Linhares e região. A nossa ação, em parceria com a Conafer, foi a IATF, que contribuirá no melhoramento genético do rebanho de gado leiteiro e de corte”, comentou o secretário.

Luizmar Borges de Aguiar, de Córrego Dr. Jones, foi o primeiro produtor contemplado com a IATF.

“Eu já vinha sonhando com isso. Hoje para mim, viver essa realidade me incentiva mais ainda a planejar, e acredito que a geração que vai nascer impactará na produtividade da minha propriedade, além de garantir a reposição das minhas matrizes. Espero, em 3 anos, dobrar a minha produção de hoje, podendo fazer mais planos de aumentar o rebanho e a área utilizada para pecuária. Vamos caprichar ainda mais e com muito amor”, disse Luizmar.

O procedimento foi conduzido pelo médico veterinário da Conafer, do Programa Mais Pecuária Brasil, Rafael Sales Silva, que comentou os benefícios que a técnica da IATF vai trazer aos produtores contemplados.

“Primeiro benefício é o ganho genético em produtividade dos animais da próxima geração. Outro benefício é acelerar o processo de emprenhar o animal, porque o animal só com o toro terá entre 90 e 120 dias até o primeiro ciclo. A IATF traz o melhoramento genético que vai trazer ganho em produtividade para o produtor de leite e arroba para o produtor de corte”, comentou Rafael.

Processo Seletivo

Estão abertas as inscrições do segundo edital de processo Seletivo para distribuição de 600 doses de material genético (sêmen) para Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) dos rebanhos em Linhares. As inscrições são realizadas das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas, até o dia 16 de julho na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares, no Centro da cidade.

As doses serão distribuídas a partir da classificação dos produtores inscritos, devidamente cadastrados e enquadrados nos critérios definidos em edital. As ações são coordenadas no município pela zootecnista da Prefeitura de Linhares, Luiza V. Forzza Miguel, e pela médica veterinária, Marcela P. Durão.

Fonte: Prefeitura de Linhares