Prefeitura realiza seminário para efetivação do Plano pela Primeira Infância
Trabalhadores públicos das áreas da Assistência Social, Educação e Saúde de Vitória, além de conselheiros municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, conselheiros Tutelares, conselheiros da Assistência Social, integrantes de Organizações da Sociedade Civil (OSC), representantes do Sistema de Justiça e lideranças locais, participaram, na manhã desta quinta-feira (09), do Seminário de Mobilização para Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. Esse é mais um passo que Vitória dá para a efetivação do documento.
A elaboração do documento marca a priorização de ações no município para assegurar os direitos das crianças de zero a seis anos. Na ocasião foi entregue o diagnóstico da situação da primeira infância na cidade.
Fruto de uma parceria com a Avante/Petrobras, o plano municipal seguirá as diretrizes do Plano Nacional da Primeira Infância (PNPI/2020-2030) e tem validade pelos próximos dez anos. Ele vai apontar os caminhos técnicos e políticos para a ação efetiva do Estado pela garantia de direitos das crianças de zero a seis anos.
Para o representante do Conselho Municipal da Assistência Social de Vitória (Comasv), Roger Menezes, o seminário foi importante para ampliar o debate acerca da temática e gerar políticas públicas que beneficiem uma parcela maior. Na avaliação da assistente social, Sara Maria G. Oliveira, que atua na Unidade de Saúde de Santo Antônio, o momento foi importante para acompanhar as ações voltadas a esse grupo etário.
Sara acrescentou ainda que “serviu para obter mais informações para orientar as famílias e, também, para estabelecer uma parceria mais completa com os Centro de Referência da Assistência Social (Cras) para o desenvolvimento de um trabalho mais eficaz”.
Na avaliação da subsecretária de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional em exercício, Clarice Imperial, “o encontro marca uma etapa importante no processo de construção do Plano Municipal pela Primeira Infância, que irá articular intersetorialmente e fortalecer as ações destinadas a crianças de zero a seis anos em Vitória”.
Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, o diagnóstico dá o suporte para que o Plano Municipal pela Primeira Infância esteja baseado em evidências e dados que apontem a realidade.
“Como poder público sabemos o quanto é eficaz trabalhar com a primeira infância, uma fase ímpar no desenvolvimento de seres humanos. Nosso olhar para esta fase da vida precisa ser enxergado em todo seu potencial e acreditamos que a Prefeitura de Vitória está dando um grande passo com este diagnóstico”, frisou.
Fonte: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.