Guarda Municipal de Vila Velha treina agentes para integrar grupo especializado
Doze agentes concluíram o III Curso de Patrulhamento Tático de ROMU (CPTR), promovido pela Guarda Municipal de Vila Velha. A cerimônia de formatura aconteceu no último sábado, no Ginásio Tartarugão, em Coqueiral de Itaparica, com a presença do Prefeito Arnaldinho Borgo e outras autoridades.
O curso CPTR capacitou os agentes para atuarem no grupo especializado Ronda Ostensiva Municipal – ROMU. Dezoito agentes iniciaram o treinamento, mas apenas 12 concluíram. Entre eles, sete são da Guarda Municipal de Vila Velha, três da Guarda Municipal de Imperatriz (Maranhão), um da Guarda Municipal de Vitória e um Policial Penal. Das duas mulheres que participaram do curso, uma concluiu a instrução e recebeu o diploma.
“Foram 28 dias de treinamento. As aulas foram ministradas em uma fazenda na zona rural de Vila Velha e na sede da Diretoria de Operações Táticas (DOT) da Polícia Penal. Os alunos passaram por várias situações que exigiram não somente o físico deles, mas principalmente o lado emocional. A ROMU é um grupamento especializado e o agente, para fazer parte, precisa saber lidar com diversas situações”, ressalta Iuri Silva, Inspetor da ROMU de Vila Velha.
“A Guarda Municipal é muito mais que segurança, os agentes fazem o ordenamento da cidade. A formação desses 12 agentes representa um avanço significativo no aprimoramento das operações, resultando em maior eficiência no combate à criminalidade, mais segurança para a população e maior capacitação da corporação”, ressalta Arnaldinho Borgo.
Conforme a Comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques, os novos formandos já irão atuar no grupamento. “Dos 12 formandos, sete são da Guarda Municipal de Vila Velha. Esses agentes irão compor nosso grupamento especializado. A ROMU é o nosso último recurso durante uma situação extrema em que requer agentes especializados para o enfrentamento. Eles já irão atuar na Operação Verão”, afirma.
Para o Secretário de Defesa Social e Trânsito, Major Rogério Gomes, quem sai ganhando com a formatura é a população. “Esse é o terceiro CPTR realizado nesses quatro anos. Esse é um investimento nos nossos agentes da Guarda Municipal de Vila Velha e quem sai ganhando são os moradores canela-verde. Agora teremos mais agentes especializados e bem treinados, capazes de agir de maneira mais eficiente e estrategicamente, aumentando a eficácia do patrulhamento, prevenindo crimes e mantendo a ordem pública”, afirmou.
O curso teve início no último dia 15 e foi concluído na sexta-feira, 13 de dezembro. A formação foi realizada pela Academia de Educação da Guarda Municipal de Vila Velha, com a participação de instrutores da ROMU de Vila Velha, além de profissionais do Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil, Militar e Penal.
Para o 01 do curso, Lucas Martins, entrar para a ROMU é a realização de um sonho. “Entrei na Guarda Municipal de Vila Velha na última turma e desde sempre quis fazer parte do grupamento especializado. Não foi fácil, mas dei o meu melhor e consegui chegar ao fim”, afirma.
Dos 12 formandos, três deles são de Imperatriz, no Maranhão. O agente De Mello fala da experiência que está levando na bagagem de volta para casa. “Tiramos férias e viemos. Fomos acolhidos pela Guarda Municipal de Vila Velha. O curso é difícil, mas conseguimos vencer. Voltaremos para a nossa cidade com essa experiência e iremos tentar replicar lá tudo que aprendemos aqui”, ressalta.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.