A LEENA/UFES tem presença marcante no stand da FAPES na 2ª edição da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

A LEENA/UFES tem presença marcante no stand da FAPES na 2ª edição da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Programação aconteceu de 25 a 26 de novembro, com acesso gratuito a população.

Terminou ontem, 26 de novembro, a segunda edição da semana estadual de Ciência, Física e Inovação que acontece

na Cidade da Inovação, localizada no bairro de Jardim da Penha, na cidade de Vitória( antigos Galpões IBC). O evento faz parte do “Conexão Ciência” e contou com programação extensa com palestras, exposições, debates sobre pesquisas, estudos e diagnósticos que estão impulsionando o avanço tecnológico no Espírito Santo. Entre os projetos em destaque no evento, a Universidade Federal do Espírito Santo, se fez presente com o LEENA ( laboratório de extensão e pesquisa em arte.)

LEENA/FAPES

Projeto fomentado pela Fapes,o Tabuleiro de Xadrez do Espírito Santo, é um trabalho realizado pelo Laboratório de Extensão e Pesquisa em Arte( LEENA/UFES) e consiste na substituição das peças tradicionais do jogo por miniaturas de monumentos do estado, em uma estratégia educacional lúdica para promover história, memória e identidade capixabas.

O tabuleiro foi desenvolvido pela equipe do LEENA,sob a coordenação do Professor José Cirillo,a partir de trabalhos executados nas impressoras tridimensionais do laboratório.

O jogo, além de todos os benefícios já conhecidos, à medida que estabelece uma perspectiva de raciocínio lógico e muitas vezes aprofundado, se propõe a fazer uma ligação mais afetiva entre esses dois atores, crianças e monumentos.

“Nessa iniciativa, a meu ver , revolucionária, o LEENA ousa retirar os Monumentos Públicos do Estado do Espírito Santo do alto dos pedestais a que sempre estiveram e entregar para as crianças capixabas.Com isso esperamos despertar esse sentimento de pertencimento, assim como a aproximação de nossos jovens e crianças com a sua própria História.

Importante ressaltar que nada disso seria possível sem a parceria da Universidade Federal do Espírito Santo e da FAPES,ambas atuando na perspectiva de fomentar e apoiar ações relevantes que possam levar até a população capixaba, serviços importantes , sempre,a partir da pesquisa “ afirma José Cirillo.

Xadrez com o Público

Uma grande novidade que pode ser conferida no evento, foi a possibilidade de “duelos” entre enxadristas de todo o estado.

No stand da FAPES, esteve disponibilizado o Tabuleiro de Xadrez de Monumentos e partidas serão realizadas ao longo dos dois dias do evento.

Desde os já iniciados no Xadrez, assim como os iniciantes, puderam participar dessa interação entre população e academia, sempre na perspectiva de uma conexão.

Além do jogo, pesquisadores do LEENA estiveram presentes juntamente com a impressora 3D , inclusive confeccionando ao vivo, as peças que estarão presentes no jogo.

A Participação da população interagindo com o Tabuleiro de Xadrez dos Monumentos Públicos do Estado, é em última instância, a concretização do sonho que começou a 25 anos quando fundei o laboratório, qual seja, desenvolver pesquisa e projetos de qualidade que pudessem, de alguma forma, interferir de forma benéfica na vida das pessoas “ finaliza José Cirillo.

FAPES

“Estamos completando um ano incrível para a Ciência e Tecnologia. A área está em pauta, vários eventos acontecendo e, o fechamento, o ponto alto, está sendo a nossa Semana de Ciência e Tecnologia. Importante recordar que tivemos este ano o aniversário de 20 anos da Fapes e recebemos a Conferência Estadual e Ciência e Tecnologia depois de uma década. Além da Conferência Regional, com todos os estados da região sudeste, e também o encontro de todas as FAPs do Brasil, que reforçaram o papel e o protagonismo da Fapes no cenário nacional, devido a sua importância no fomento da CT&I capixaba. E agora, na Cidade da Inovação, estamos juntos, Fapes com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, as instituições de Ensino Superior e Pesquisa, os nossos empreendedores…enfim, todo o ecossistema junto em prol da Ciência, Tecnologia e Inovação capixaba”, comentou o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão.

Varejão acredita que dessa forma, trabalhando em conjunto, que o Espírito Santo vai avançar ainda mais. “Seremos protagonista e, assim, vamos impulsionar o desenvolvimento social e econômico do Estado”.

Informações a imprensa:

  • Giuliano de Miranda | Comunicação
  • 27-997103123 ( Whatsapp)