Na seleção dos 3 prefeitos mais destacados do Brasil, Euclério declara que se dedicará ainda mais ao povo de Cariacica, visando novas entregas
O prefeito reeleito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), recebeu alta médica no último sábado (12/10). Ele ficou uma semana internado devido a uma pneumonia. Sequer pôde comparecer a sua seção para votar. Nem foi preciso: Euclério se reelegeu com 88,71% dos votos válidos (168.771 votos), o que coloca o político capixaba na terceira colocação dos prefeitos mais bem votados do Brasil no pleito de 6 de outubro de 2024 (primeiro turno). No entanto, se engana quem imaginava que Euclério ficaria mais dias de repouso. Dois dias depois da alta, o ‘Machão’, como ele costuma chamar seus amigos, já estava de volta ao batente, trabalhando e despachando normalmente em seu gabinete, na sede da Prefeitura Municipal, no Trevo de Alto Laje:
“Não dá para ficar parado. Nesse período em que fiquei internado só pensei em me curar para devolver à população toda a alegria que tive ao ser reeleito com uma votação histórica. Tenho que me reencontrar com o povo e trabalhar ainda mais por Cariacica”, disse Euclério, em entrevista ao ‘site’ Blog do Elimar Côrtes. Euclério Sampaio foi reeleito com o terceiro maior percentual dos votos do Brasil em municípios com mais de 200 mil eleitores
Para o segundo mandato, que começa em 1º de janeiro de 2025, o prefeito reeleito pretende avançar ainda mais em diversas áreas, como na prestação de serviços de limpeza e drenagem e pavimentação de ruas. No atual mandato, iniciado em janeiro de 2021, Euclério Sampaio realizou a pavimentação e drenagem de mais de 600 ruas e avenidas. A maioria das ações em parceria com o Governo do Estado, como ocorreu em 11 de maio de 2024, quando o governador Renato Casagrande (PSB) e Euclério anunciaram investimentos em infraestrutura, com a drenagem, pavimentação e sinalização de trechos das ruas Colatina, Espírito Santo, Ferro e Aço, Jardim América, Vitória e Nossa Senhora da Penha, em Bela Aurora, com investimentos de R$ 1,7 milhão. São intervenções para beneficiar mais de 6 mil moradores e contam com 5.280 metros quadrados de pavimentação asfáltica, 661 metros de rede de drenagem, 65 metros de trincheira drenante, além de poços de visita e bocas de lobo.
O prefeito Euclério Sampaio tem acompanhado também a melhoria viária na zona rural de Cariacica. Uma delas contempla pelo menos quatro quilômetros da estrada da localidade de Munguba, que liga Roda D’Água a Piapitangui, em Viana, que está recebendo melhorias em sua infraestrutura. As máquinas da Secretaria de Agricultura e Pesca (Semap) estão no local aplicando revsol ao longo do trecho. A manutenção da estrada visa melhorar a qualidade de vida dos moradores e facilitar o transporte e escoamento da produção agrícola da região.
Euclério Sampaio vai insistir também junto ao Governo Federal para que o trecho da linha férrea da multinacional Valor da Logística Integrada (VLI) que passa por Cariacica seja municipalizado. O trecho administrado pela VLI tem levado transtorno para mais de 80 mil moradores de 13 bairros de Cariacica, por onde passa a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), administrada pela companhia. A linha passa, mas a empresa não tem utilizado a ferrovia, que foi abandonada desde 2017 num trecho de sete quilômetros: “Queremos a municipalização do trecho que passa pela cidade, para que a Prefeitura possa revitalizar os espaços em desuso”, reafirmou o prefeito. “O plano é construir uma grande avenida ligando todos os 13 bairros”, completou.
A VLI ganhou da União a concessão em vários trechos do Espírito Santo. Todavia, a empresa tem utilizado somente as vias que ligam Minas Gerais aos portos capixabas. O trecho que passa por Cariacica e outros municípios capixabas está desativado. Em Cariacica, a linha férrea atravessa os bairros Jardim América, Vasco da Gama, Vale Esperança, Boa Sorte, Bela Aurora, Maracanã, São Geraldo, Morada de Santa Fé, Campo Grande, Vila Palestina, Cruzeiro do Sul, São Francisco e Santo André, já na divisa com Viana.
“Lutamos pela municipalização desse trecho para que possamos melhorar a mobilidade urbana de Cariacica. Precisamos buscar alternativas viárias para a cidade, como forma de melhorar o fluxo de veículos e desafogar ainda mais o trânsito nas avenidas, como a Mário Gurgel – trecho municipalizado da BR-262. Eu e outros prefeitos das cidades por onde passa a linha férrea em solo capixaba estamos reivindicando a municipalização dos trechos”, ponderou Euclério Sampaio.
“Planejamos construir uma avenida que cortará o município, facilitando o trânsito e criando uma nova alternativa de deslocamento. Queremos aproveitar o trecho para construir uma avenida que aliviará o tráfego Mário Gurgel e outros trechos da BR-262, criando uma nova opção de circulação entre os bairros do município. Essa avenida passará pela atual linha do trem, cortando vários bairros e atravessando a cidade inteira. Nosso projeto também prevê a ligação com a cidade de Viana, integrando Cariacica a outros trechos importantes do Estado. A construção da nova avenida representará um importante passo para a mobilidade urbana em Cariacica. Essa obra vai impactar positivamente a qualidade de vida da população, oferecendo uma nova via de deslocamento e promovendo o desenvolvimento urbano em Cariacica”, garantiu Euclério Sampaio.
O prefeito reeleito vai também, conforme assegurou, continuar investindo forte na saúde. Para 2025, já está prevista no orçamento a construção de mais duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS): bairros Operário e Padre Gabriel. As duas unidades vão ter investimento da ordem de R$ 8.056.716,00. Segundo Euclério, as novas unidades vão ter consultórios médicos, sala de imunização, sala de atividades coletivas, farmácia, consultório odontológico, entre outros departamentos. “Estamos trabalhando cada vez mais para mudar para melhor a vida da população de Cariacica”, assegurou o líder político.
Euclério Sampaio lembra que, ao assumir o cargo em janeiro de 2021, encontrou apenas 11 equipes da Saúde da Família atuando na cidade. Em menos de três anos, aumentou para 61 equipes, com a contratação de mais profissionais – médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Havia no município somente dois Prontos Atendimentos (PA). Este número subiu para quatro. E, com ele, o número de Unidades Básicas aumentou para 33.
A educação é outra para que Euclério Sampaio vai continuar investindo alto. Além de implementar mais Escoas Cívico-Militar – hoje, o município conta com três –, ele vai ampliar o número de Escolas em Tempo Integral. Atualmente, Cariacica possui 15 Escolas em Tempo Integral e vai ganhar mais quatro em 2025: EMEF Tânia Pôncio Leite (Vila Cajueiro), EMEF Almerinda Portela Colodette (Vila Progresso), EMEF Arthur da Costa e Silva (Bairro Aparecida) e EMEF Manoel Paschoal de Oliveira (Nova Canaã).
A Prefeitura de Cariacica tem avançado também na construção de mais escolas. Um dos exemplos são as obras da nova Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nilton Gomes, em Cruzeiro do Sul, que estão bem adiantadas e já apresentam 12% da construção concluída. Atualmente, as equipes que atuam na construção trabalham na execução das vigas baldrames e sapatas da fundação. Quando finalizada, a escola terá capacidade para atender 650 estudantes do ensino fundamental da rede municipal de ensino.
O novo prédio contará com uma ampla infraestrutura distribuída entre o térreo e o pavimento superior. No térreo, os alunos e funcionários terão à disposição uma biblioteca, laboratório de informática, refeitório, sala dos professores, secretaria, pátio e vestiários, além de um elevador para Pessoas com Deficiência (PCD). A área esportiva será atendida por uma quadra poliesportiva de 165,87 metros quadrados, o que contribuirá para o desenvolvimento das atividades físicas dos estudantes.
Já o pavimento superior será composto por dez salas de aula, uma sala de recursos, além de banheiros e vestiários tanto para alunos quanto para funcionários. A EMEF Nilton Gomes foi projetada para atender de forma integrada as necessidades educacionais e de convivência dos estudantes, proporcionando um espaço moderno e acessível.
Na segurança pública, pelo menos 90 candidatos aprovados no concurso para Guarda Municipal já estão aptos a entrar no Curso de Formação, a ser aplicado pela Guarda Municipal de Vila Velha. O curso será nas dependências do Ifes de Itacibá. Desses 90, 60 agentes a serem aprovados no Curso de Formação vão se juntar aos 40 profissionais que já atuam nas ruas de Cariacica. Os demais 40 formarão um quadro de reserva, para serem nomeados quando houver necessidade.
A Lei Municipal que criou a Guarda Civil Municipal de Cariacica prevê um efetivo de 100 agentes. Entretanto, o prefeito reeleito Euclério Sampaio pretende levar à Câmara de Vereadores proposta para alterar a lei, para que haja aumento no quadro. Uma vez aprovada a alteração, ele vai abrir novo concurso para a contratação de mais guardas municipais.
A Prefeitura investe também atua na capacitação profissional dos agentes da Guarda, que estão em fase final do Curso de Formação Especializado em Operações com Cães Policiais. Os agentes George e Lessa, selecionados entre mais de 20 participantes, concluem o treinamento na sexta-feira (18/10). A formação tem por objetivo capacitar os agentes a conduzir cães durante operações da Guarda Municipal.
Com 160 horas de duração, o curso inclui atividades teóricas e práticas, abordando técnicas de adestramento, detecção de substâncias e rastreamento por odor específico, entre outros temas relevantes para o uso de cães em operações de segurança. A formação é promovida pela Academia de Polícia Penal e pela Divisão de Operações Táticas (DOT) da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus).
Outra novidade anunciada por Euclério Sampaio é a antecipação da entrega do primeiro viaduto construído na Avenida Mário Gurgel. Iniciadas em 15 de janeiro de 2024, as obras, inicialmente, tinham previsão de término em dois anos – ou seja, em 2026. Depois, a previsão foi reduzida para julho de 2025 e, agora, a conclusão dos serviços deverá ser para fevereiro do próximo ano.
O viaduto está sendo construído com uma estrutura de 700 metros de extensão, com oito metros de altura no eixo central. A obra conta com muros de escamas, viaduto central em concreto armado, calçada cidadã, ciclovia no canteiro central com defensa metálica, canteiros, sinalização horizontal, vertical e semafórica, iluminação em LED, drenagem e recapeamento nas vias marginais.
Outra ação já em andamento e que visa cuidar das pessoas é a implantação do primeiro Centro Multiuso do Espírito Santo. A área, já desapropriada pela Prefeitura, tem 6.500 metros quadrados e fica no Loteamento Vista de Vitória, próximo à Vila Oásis, no bairro Tucum. O imóvel já está construído, mas passará por adequações para que possa abrigar, num mesmo espaço, ações transversais para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. O local vai ter academia, hidroginástica e piscina.
Um dos principais focos do Centro Multiuso é o atendimento ao idoso. Entretanto, o espaço vai ofertar diversos outros serviços para atender também crianças, jovens, adultos e mulheres vítimas de violência. De acordo com o prefeito Euclério Sampaio, o atendimento será por meio de políticas intersetoriais, com o objetivo de promover a inserção, prevenção, promoção e proteção dos grupos sociais vulneráveis.
“Cuidar das pessoas vai continuar sendo o lema de nossa gestão”, conclui o intrépido prefeito Euclério Sampaio.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.