Nova pesquisa reafirma a vitória de Pazolini no primeiro turno, com 55,2% dos votos válidos
Vitória está entre as capitais onde a eleição municipal deverá ser decidida ainda no primeiro turno, no próximo domingo (6). Isso é o que indicam as últimas pesquisas para o pleito, realizadas por diferentes institutos. Todos levantamentos apontam a liderança do atual prefeito e candidato à reeleição, Lorenzo Pazolini (Republicanos).
A mais recente, do Paraná Pesquisas, divulgada nesta quarta-feira (2), traz que Pazolini tem 55,2% dos votos válidos, contra 19% de João Coser (PT), 9,6% de Luiz Paulo Velloso Lucas (PSDB), 8,8% de Assumção (PL), 6,9% de Camila Valadão (PSOL) e 0,5% de Du (Avante). A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de setembro a 1º de outubro com 800 eleitores. O grau de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais. O levantamento está registrado no TSE com o nº ES-07464/2024.
O último levantamento da Futura no projeto 100% Cidades, da Rede Vitória, divulgado em 23 de setembro, apontou que Pazolini ampliou a liderança rumo à reeleição ainda em primeiro turno. Ele tinha 56,9% das intenções de voto, contra 17,3% do petista João Coser, no cenário estimulado. Em relação à pesquisa anterior, Pazolini cresceu e manteve a dianteira na disputa eleitoral, pois havia obtido 55,7%. O candidato petista, João Coser, caiu. Havia alcançado 20,9% na pesquisa anterior. Nesta, foram realizadas 600 entrevistas, por telefone assistido por computador, entre os dias 19 e 23 de setembro de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número de ES-02757/2024.
O mais recente levantamento da Quaest Pesquisa e Consultoria, realizado a pedido da TV Gazeta e divulgado em 18 de setembro, apontou que Pazolini somava 53 % das intenções de voto, subindo em relação à última pesquisa do instituto, no qual, no final de agosto, ele tinha 51%. O candidato petista, João Coser, apareceu bem atrás, com 15 % das intenções de voto, enquanto Luiz Paulo (PSDB) teve 8%, Assumcão (PL), 5%, Camila Valadão (PSOL), 4%, e Du (Avante), 1%. A pesquisa Quaest sobre o cenário eleitoral em Vitória, contratada pela TV Gazeta, realizou 852 entrevistas domiciliares presenciais com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 15 e 17 de setembro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número ES-01303/2024.
As pesquisas também demonstram a grande rejeição dos eleitores aos candidatos João Coser (PT) e Assumção (PL). No último levantamento, quando questionados pelo instituto Paraná Pesquisas em quais deles não votariam de jeito nenhum, João Coser aparece com 39,6%, enquanto Assumção (PL) tem 30,8%.
Já no último levantamento da Futura, Assumção lidera a lista de rejeição com 38,8%, seguido por João Coser, que tem 38,4%. Em comparação com a pesquisa anterior, tanto Coser quanto Assumção tiveram um aumento em seus índices de rejeição.
Já a última pesquisa da Quaest apontou que Coser tinha a maior rejeição, com 51%, enquanto Assumção tinha 42%.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.