Entenda o “golpe do amor” e aprenda a se proteger

Entenda o “golpe do amor” e aprenda a se proteger

O “golpe do amor” é um crime que utiliza identidades falsas para atrair pessoas, envolvê-las emocionalmente em um suposto relacionamento a distância e, posteriormente, extorquir dinheiro.Criminosos abordam as vítimas com mensagens carinhosas e histórias cativantes, ganhando a confiança delas ao longo do tempo. Após estabelecerem um relacionamento, obtêm fotos, vídeos e informações pessoais que podem ser usadas na fraude ou extorsão futura.

Com a confiança conquistada, os criminosos passam a solicitar dinheiro, sempre alegando emergências ou planejando o orçamento de encontros presenciais. Em alguns casos, usam o material íntimo trocado pelas redes para chantagear a vítima, ameaçando divulgar as imagens se não forem pagos.As vítimas geralmente são mulheres solteiras ou divorciadas, entre 30 e 40 anos porém homens não estão livres. Recentemente tivemos acesso a um caso que o homem foi atraído por uma jovem supostamente boliviana, que prometia envolvimento amoroso e um contrato de construção milionário, porém o homem antes de viajar para conhece-la pessoalmente deveria realizar depósitos para participar da concorrência da obra, valores que chegavam a 10 mil Reais. Percebe-se que devido a dinâmica do crime, vítimas se sentem envergonhadas, principalmente se forem do sexo masculino o que gera uma subnotificação.

Para se proteger, evitar cair no “golpe do amor”, verifique perfis na rede social, confirme a identidade da pessoa com quem está conversando, buscando informações junto a conhecidos, empregadores e familiares. Não havendo esta possibilidade, busque fotos da pessoa em situações do cotidiano com parentes e amigos e confirme a existência dessas pessoas.Evite compartilhar informações sensíveis online. Não forneça detalhes que possam ser usados contra você antes das devidas verificações.Fique atento a histórias emocionais que demandem decisões urgentes, afinal pessoas de boa-fé em regra recorrem primeiro a parentes e amigos mais próximos em situações reais de urgência, raramente a um contato de rede social.Por fim é de grande importância evitar envio de fotos ou vídeos íntimos pela internet, pois eles podem ser usados para chantagem e estorsão.

Se você for vítima do “golpe do amor”, notifique as autoridades, utilize as ferramentas de denúncia das redes sociais e os canais oficiais da polícia civil, como a Delegacia online (DEON), porém fique atento e não apague as mensagens trocadas, pois elas são essenciais para a investigação, com destaque para contas de redes sociais, e-mails e números de telefone utilizados pelos criminosos para ajudar na identificação e localização dos culpados.

Proteja-se e denuncie qualquer suspeita de golpe. A prevenção e a ação rápida são essenciais para combater esse tipo de crime.