Entrega dos Armazéns Reformados do Porto de Vitória Já Tem Data Marcada
Galpões serão ocupados pelo Senai, pelo Museu Vale e pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult)
Após passarem por reforma durante quase um ano, os cinco galpões do Porto de Vitória serão entregues na próxima quarta-feira (12), pela Vports, concessionária responsável pelo terminal e também pelo Porto de Vila Velha.
As obras começaram em agosto do ano passado, com recuperação estrutural, tratamento de patologias do concreto e das infiltrações, reforma das estruturas e recuperação do perfil arquitetônico.
As estruturas dos armazéns foram construídas nas décadas 1940 e 1950, o que remete ao século passado devido à arquitetura singular, que foi parcialmente mantida ao longo dos anos.
Alguns dos galpões já têm destino firmado, como áreas para Museu da Vale, Senai e também para a Secretaria de Estado da Cultura. As destinações serão apresentadas no evento de inauguração na quarta-feira (12), às 16 horas.
O que já foi definido sobre as estruturas
No galpão de número 3, será instalado o Senai Porto, que vai oferecer cursos voltados para as áreas de Logística, Tecnologia da Informação, Gestão Portuária e Economia do Mar. Serão atendidos 1.800 alunos por dia, em 26 opções de qualificação.
No Armazém 4, vai funcionar o novo Museu Vale. A expectativa é de que a nova sede seja aberta a partir de 2025, com nova museografia, incluindo uma parte sobre a história do Porto de Vitória.
O galpão de número 5 será disponibilizado para a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com uso ainda a definir.
Reformas
As reformas envolvem um investimento de R$ 15 milhões. E o projeto faz parte das obrigações do caderno de encargos da VPorts, compondo um rol de obras e melhorias que somam investimentos totais de R$ 150 milhões em infraestrutura e superestrutura portuária, incluindo, entre outras iniciativas, a recuperação da ferrovia e a reforma de dois berços em Capuaba.
A primeira fase de obras contou com a reforma dos prédios e armazéns, a limpeza, o tratamento de fachadas e a alvenaria, além do reforço estrutural. Na sequência, as obras contemplaram a recuperação dos elementos de arquitetura e pintura e, posteriormente, foram concluídas as obras estruturais.
Os galpões foram pintados, a partir de um trabalho de pesquisa para se chegar a uma cor similar à pintura original, numa ação desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e com a Prefeitura Municipal de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.