Reforço na Segurança: Casagrande Convoca Mil Novos Soldados para a PM
O Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, por meio de uma live no Instagram, na tarde desta terça-feira (12) a convocação de 1 mil excedentes do concurso para soldados combatentes da Polícia Militar, realizado em 2022. Conforme explicou Casagrande, atualmente mil militares, que foram aprovados neste mesmo concurso, estão em fase final do curso de formação, devem ser integrados ao efetivo nas ruas no mês de outubro após passarem pelo estágio operacional.
O governador explicou ainda que a nova turma de policiais devem iniciar a formação em agosto próximo para atuar no primeiro semestre de 2025.
“Estamos formando mil policiais neste momento e agora vamos autorizar a contratação de mais mil policiais para atender à população capixaba. No mês de agosto, os policiais já convocados estarão em estágio operacional e em outubro estarão nas ruas como soldados combatentes. Para não deixar espaço vago, estamos autorizando essa nova convocação. Os novos policiais devem iniciar a formação entre agosto e setembro deste ano para que, ao final do primeiro semestre do ano que vem, estejam atuando nas ruas”, disse o governador na transmissão feita diretamente do Palácio Anchieta.
O anúncio veio no mesmo dia em que o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, informou o aumento no efetivo da Polícia Penal, que deve ganhar mil agentes até julho deste ano.
O Espírito Santo tem 777 policiais civis e militares a menos do que tinha há dez anos. Em 2013, o Estado contava com 8.491 militares e, atualmente, possui 7.890, uma queda de 7,1%. Os números são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que divulgou os dados na pesquisa Raio-x das Forças de Segurança Pública do Brasil.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.