Adeus a um Gênio: Akira Toriyama, Autor de ‘Dragon Ball’, Morre aos 68 Anos
Criador de “Dragon Ball” e outros mangás, Akira Toriyama morreu na última sexta-feira, dia 1, e foi enterrado em cerimônia discreta restrita a familiares e amigos. A informação só foi divulgada nesta madrugada do dia 8 por estúdios ligados ao artista, que citou um hematoma subdural (doença grave em que o sangue se acumula entre o crânio e a superfície do cérebro) como causa da morte.
Nascido em 1955 em Nagoya, região central do Japão, Toriyama teve 45 anos de carreira e experimentou o sucesso global, inicialmente, com “Dr. Slump”, na década de 1980, ao contar a história de uma jovem androide que tinha superpoderes. Mas o auge começou quatro anos mais tarde, quando lançou “Dragon Ball”, a história de Goku, uma criança com rabo de macaco, que se uniu aos amigos em busca das esferas do dragão.
A franquia cresceu e surgiu “Dragon Ball Z”, a versão adulta de Goku e seus amigos, o que fez com que a história fosse vendida com mais de 300 milhões de cópias, segundo a revista “Fortune”, em meio aos 42 volumes. É o quarto mangá mais vendido da história. Com isso, virou anime, um desenho animado, filmes, jogos de videogame e ganhou milhares de produtos licenciados.
O site Celebrity Net Worth, famoso por estimar a fortuna de celebridades ao redor do mundo, estima que Akira Toriyama tenha deixado um patrimônio líquido de 50 milhões de dólares (o que daria, na cotação atual, quase R$ 250 milhões). Para além dos mangás, o artista também era contratado para fazer capas de álbuns, campanhas publicitárias e até foi responsável pelo design de um carro elétrico, em 2005.
Tamanha fortuna parecia sequer condizer com o estilo de vida discreto que o autor e a esposa, Yoshimi Kato, levavam em Nagoya. Há uma lenda que diz que facilitar a logística de Toriyama com as editoras em Tóquio foi a principal motivação por trás da construção de uma estrada próxima de sua casa que vai até o Aeroporto de Nagoya.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.