Educação Ambiental: Crianças se Envolvem na Preservação do Manguezal e no Descarte Responsável.
As equipes dos Centros de Educação Ambiental (CEAs) Mata da Praia e Pedra da Cebola, ambas vinculadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), estão desenvolvendo o projeto Mangueando na Educação com as crianças dos grupos 5 A e B do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Marlene Orlande Simonetti, localizada no Bairro República.
Além de palestras sobre o tema, abordando a flora e a fauna do ecossistema e a importância da preservação, as crianças também visitaram o manguezal de Goiabeiras, onde puderam observar o solo, duas espécies de caranguejos (chama-maré e uçá), as raízes expostas do mangue-vermelho (Rhizophora mangle) e do mangue-branco (Lagunculária racemosa) e a maré (baixa).
Os as crianças aprenderam, ainda, a fazerem corretamente o descarte de resíduos no meio ambiente e as consequências destes materiais para os animais que vivem e visitam o ecossistema para se alimentar e se reproduzir. O grupo também conheceu como ocorre a degradação e como ela interfere na fauna e nos seres humanos por meio da apresentação de uma pequena peça de teatro.
Ao conhecerem a situação demonstrada, os as crianças foram logo dizendo: “Não pode jogar lixo no chão” e “Lugar de lixo é na lixeira”. Um outro aluno disse que o pai dele jogou o lixo pela janela do carro, sendo orientado pela técnica que, além de poluir o ambiente o resíduo descartado, poderia bater no outro carro e machucar as pessoas que estavam no veículo.
Fonte: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.